Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2006 - 11h37

Cesar Maia diz que pesquisas são favoráveis a Alckmin

Publicidade

da Folha Online

O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (PFL), afirmou que as pesquisas eleitorais divulgadas ontem são "excelentes notícias" para o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin. Ambas as sondagens mostraram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, virtual candidato à reeleição, ganharia já no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

Para Maia, as pesquisas indicam que: a) o presidente Lula já bateu no "teto" de suas intenções de voto (cerca de 40%); b) o candidato tucano deve mudar de patamar (hoje em torno de 20%). "É impossível que quando Alckmin seja conhecido pelo conjunto dos eleitores ele não mude de patamar para --na hipótese mais pessimista-- mais 5 pontos", escreve Maia.

"Lula está com gordura, produto do desconhecimento relativo dos demais candidatos e por sua exposição ser dupla, como presidente e candidato", afirma. Para o prefeito do PFL, a soma dos eleitores que consideram a gestão do presidente como ótima ou boa (39%) indicam um teto para o desempenho eleitoral do virtual candidato petista à Presidência.

Sobre a taxa de rejeição de Alckmin --que cresceu de 33,5% em abril para 40,6% maio-- Maia diz que é necessário retirar os eleitores que afirmam desconhecer o ex-governador de São Paulo, o que reduziria a taxa para 27%, contra 34% de Lula.

Maia afirma que a campanha de Alckmin precisa "sangrar Lula" para garantir o segundo turno. "Se tentar esgrimir --para valer-- programas ou se deixar entrar a comparação entre governos como agenda, aí então se joga pela janela uma eleição", diz o prefeito.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página