Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2006 - 10h22

Consulta popular do PT escolhe Nilmário, mas põe tucano em 3º

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O ex-ministro Nilmário Miranda, presidente do PT mineiro, foi o escolhido na consulta popular realizada pelo partido e será candidato, pela segunda vez consecutiva, ao governo de Minas Gerais. Deverá ser o principal candidato na disputa que tentará bater nas urnas o governador Aécio Neves (PSDB).

A consulta popular, realizada na sexta e sábado passados, foi inédita. Concluída a apuração, Nilmário foi escolhido com 72,2% da preferência. A surpresa foi o rival tucano ter ficado em terceiro lugar na consulta petista, com 3,6%.

A consulta não indicou nomes e dela puderam participar não apenas os militantes do PT e dos partidos aliados, além dos militantes de sindicatos --qualquer cidadão mineiro, apresentando a carteira de identidade, também pôde participar da escolha.

É por isso, segundo o PT, que o nome de Aécio foi escolhido por 2.698 participantes. Ele ficou atrás do ministro do Desenvolvimento Social, o petista Patrus Ananias (5,8%), e à frente do prefeito petista de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (2,7%).

O nome de Nilmário é cotado desde o ano passado. Na consulta, ele foi o preferido de 54,1 mil entre os 74,9 mil participantes espalhados por 542 cidades.

Também foram votados o ex-presidente Itamar Franco (PMDB), com 2,3%, o vice-presidente José Alencar (PRB), 1,9%, e o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), com 1,2%.

A convenção do PT, em junho, deverá referendar a escolha do ex-ministro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página