Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2006 - 12h50

Relatório da CPI dos Bingos será apresentado na quinta

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), decidiu antecipar para esta quinta-feira a apresentação do relatório final da comissão. Na última semana, Garibaldi informou que apresentaria o documento no dia 7 de junho.

O relatório deverá pedir o indiciamento de 50 pessoas, entre elas o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, que teria pago dívidas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com recursos de origem desconhecida. A CPI tem até o dia 24 de junho para votar o texto.

O relatório de Garibaldi será concluído mesmo com informações incompletas dos sigilos bancários de cerca de 50 pessoas que foram quebrados pela comissão. Segundo a assessoria da CPI, os bancos não encaminharam todas as informações, o que impossibilitou a comissão de identificar, por exemplo, a origem e o destino de dinheiro depositado em algumas das contas.

Conforme um técnico da comissão, faltam 75% dos dados dos sigilos bancários. O senador Garibaldi Alves avaliou, no entanto, que não haverá prejuízos para o trabalho final. A lacuna, por exemplo, não impedirá que a CPI sugira o indiciamento do ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz.

Segundo técnicos, nada foi encontrado e irregular na conta de Diniz, embora a CPI esteja certa de que ele cobrou propina para beneficiar a GTech no contrato com a CEF (Caixa Econômica Federal).

A CPI também não teria mais tempo para esperar os bancos se manifestarem. Segundo um técnico, tem sigilo quebrado há dez meses que ainda está com dados incompletos. Ficaria a cargo do Ministério Pública Federal continuar a apuração dos sigilos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página