Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2006 - 18h55

PF toma depoimento de ex-assessor de Palocci

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal tomou hoje o depoimento do ex-secretário-executivo da Fazenda Murilo Portugal. Ele depôs no inquérito que apura a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.

Portugal pediu demissão do cargo logo após o anúncio da saída do ex-ministro Antonio Palocci da Fazenda.

O delegado Rodrigo Carneiro Gomes, responsável pelo inquérito, não revelou o teor do depoimento.

Especula-se, entretanto, que a PF tenha perguntado a Portugal sobre a rotina de Palocci na Fazenda e o relacionamento do ex-ministro com a Caixa Econômica Federal, Receita Federal e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Com base nessas respostas, o delegado deve embasar o inquérito, que aponta Palocci como mentor da quebra do sigilo de Francenildo.

O ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso se contradisse no depoimento prestado nesta semana para a PF. Ele assumiu a responsabilidade pela emissão do extrato. No primeiro depoimento --dado no mesmo dia da saída de Palocci--, Mattoso disse apenas que entregou o extrato para Palocci, mas não havia dito que a idéia de vasculhar a conta do caseiro era sua.

Nesta semana, entretanto, Mattoso disse que pediu ao então assessor da presidência da estatal Ricardo Schumman a impressão de um segundo extrato, que deu origem à comunicação ao Coaf, alertando sobre indícios de movimentação atípica e lavagem de dinheiro na conta de Francenildo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o caso Francenildo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página