Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2006 - 17h49

Oposição elogia notícia-crime da OAB contra Lula; petistas não comentam

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

À véspera do aniversário de um ano do "mensalão", denunciado pelo ex-deputado Roberto Jefferson em entrevista à Folha de S. Paulo, os oposicionistas elogiaram a notícia-crime apresentada hoje pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Procuradoria-Geral da República.

No documento, a OAB manifesta integral adesão à denúncia apresentada pelo Ministério Público ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu --chamado de chefe da quadrilha--, e outros 39 envolvidos no escândalo do "mensalão.

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse que a oposição deveria ter adotado a mesma medida no ano passado, no início da crise gerada pelas denúncias de corrupção e compra de voto. "A notícia crime é completa e bem feita. Houve um erro político nosso, porque deveríamos ter feito isso no ano passado", afirmou ACM.

O líder da Minoria no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR), disse ser "indiscutível" a participação do presidente no esquema de corrupção investigado pelas CPIs dos Correios e do Mensalão. A negativa desse fato, de acordo com ACM, seria "bulir com a inteligência do povo".

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), disse que não comentaria a decisão da OAB de encaminhar a notícia crime ao Ministério Público.

A notícia-crime

A OAB pede que que Ministério Público leve em conta na sua análise o relacionamento da Gamecorp --comandada por Fábio Luiz da Silva, filho do Presidente da República-- com a Telemar; o decreto presidencial que facultou ao Banco BMG atuar no crédito consignado sem que o banco integre a rede de pagamentos do sistema previdenciário; e a "indesculpável e inexplicável" omissão do presidente Lula nos episódios do "mensalão" e na formação de "caixa dois" para o financiamento de campanhas do PT.

Especial
  • Enquete: o PMDB deve lançar candidato próprio à Presidência?
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página