Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2006 - 15h28

Oposição e governo pedem mudanças no relatório final da CPI dos Bingos

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O senador Magno Malta (PL-ES), com o apoio dos governistas que integram a CPI dos Bingos, apresentará um voto em separado para alterar o relatório final da comissão parlamentar de inquérito, apresentado nesta quinta-feira.

Malta defenderá que seja mantida no relatório apenas a parte da investigação referente às casas de jogos. O restante, incluindo a apuração do assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel, ficaria de fora.

"O relatório ficaria restrito ao fato determinado da CPI. O restante, não queremos que fique na gaveta, vamos mandar para o Ministério Público", afirmou o senador Tião Viana (PT-AC).

Do lado oposto, o líder da Minoria, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), vai protocolar um voto em separado para que sejam incluídos na lista de indiciamento o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, e o ex-ministro José Dirceu.

Os dois, de acordo com o relatório do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), teriam envolvimento no esquema de corrupção montado nas prefeituras petistas, que levou à morte do prefeito Celso Daniel.

Os técnicos envolvidos na preparação do relatório cogitaram a possibilidade de indicá-los por concussão. Eles teriam aproveitado de cargos e posições políticas para pedir propina de empresas. Com o dinheiro, financiariam campanhas do PT.

Para garantir a aprovação dos votos em separado, governistas e oposicionistas precisam derrubar o relatório de Garibaldi. Depois disso, as sugestões iriam a voto. Até o momento, os governistas têm a maioria dos votos. "Nós precisamos restabelecer a maioria oposicionista", admitiu Álvaro Dias.

Os senadores têm até a próxima quarta-feira para apresentar propostas de mudança. O texto final será votado no dia 20 deste mês.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página