Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2006 - 15h54

Olívio Dutra tenta voltar ao governo de RS

Publicidade

da Agência Folha

Ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro das Cidades do governo Lula, Olívio Dutra volta a disputar, pelo PT, o governo gaúcho nestas eleições. O quadro de alianças ficou restrito ao PC do B, que completa a chapa de Dutra com a deputada estadual Jussara Cony (PC do B), como vice.

As convenções que oficializaram as duas candidaturas foram realizadas na manhã de hoje, em Porto Alegre.

Também ex-ministro de Lula (Desenvolvimento Agrário), Miguel Rossetto teve o nome confirmado na convenção do PT como candidato ao Senado. Ele foi vice de Dutra no governo gaúcho e chegou à equipe de Lula com apoio do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

De tendência de esquerda do PT, como Rossetto, Dutra levou o partido ao poder no Rio Grande do Sul em 1999 até 2002. Tentou se candidatar à reeleição, mas foi derrotado nas prévias pelo moderado Tarso Genro, atual ministro das Relações Institucionais do governo Lula.

Genro acabou derrotado na disputa pelo atual governador, Germano Rigotto (PMDB). Desta vez, a candidatura de Dutra não enfrentou adversários.

No discurso de hoje, na convenção, o candidato do PT disse que a aliança está aberta para incorporar novos partidos --há namoro com o PSB-- para um projeto social. Disse que tenta outra vez o poder para retomar acertos de seu governo e ''em nome dos acertos do governo Lula''.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página