Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 13h51

Governo tenta negociar fim de bloqueio do Acre por sem-terra

Publicidade

da Folha Online

Militantes sem-terra, representantes da Polícia Rodoviária Federal e um interventor nomeado pelo governo federal estão reunidos hoje, em Porto Velho (RO), para negociar o fim do bloqueio que isolou o Estado do Acre desde o final de semana. Os sem-terra, do MCC (Movimento Camponês Corumbiara), fizeram barricadas na BR-364, única ligação terrestre do Estado, na fronteira com Rondônia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os sem-terra estão distribuídos pelos municípios de Guajará-mirim e Candeia do Jamari, em Rondônia, na fronteira com o Acre. Em princípio, o governo tenta negociar a liberação de caminhões com cargas perecíveis.

O MCC foi fundado em 1996, após o chamado "massacre de Corumbiara", No conflito, ocorrido em 9 de agosto de 1995, na fazenda Santa Elina, morreram nove sem-terra e dois policiais militares. O confronto aconteceu de madrugada, quando 187 homens da PM cumpriam uma ordem de reintegração de posse na área, de 15 mil hectares, ocupada por cerca de 600 famílias sem-terra.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Movimento Camponês Corumbiara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página