Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 14h15

Berzoini teme que CPI das Sanguessugas vire palanque para oposição

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O PT teme que a CPI das Sanguessugas vire palco político para a oposição. O presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse hoje que a proximidade das eleições pode fazer com que o foco das investigações seja desviado.

"A proximidade das eleições pode levar muitos parlamentares a se preocuparem mais com holofotes do que com as investigações", afirmou o petista. Segundo ele, é preciso que as apurações aconteçam "com profundidade, mas com muita responsabilidade".

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), vai instalar hoje a comissão, que irá investigar as denúncias de que parlamentares recebiam propina para apresentar emendas destinadas à compra de ambulâncias.

Os veículos eram vendidos para prefeituras a preços superfaturados. O valor era repartido entre deputados, empresários e funcionários do Ministério da Saúde.

Mensalão

Berzoini também comentou sobre o esquema do "mensalão". Nesta quarta-feira completa um ano em que o Conselho de Ética da Câmara fez a primeira reunião para tratar das denúncias. Ele disse que cabe à população fazer nas eleições de outubro seu julgamento dos fatos. "Na campanha nós vamos discutir questões éticas. O que foi disputa política e o que teve de conteúdo nas denúncias", disse.

Na avaliação do presidente nacional do PT, muitas pessoas foram injustiçadas com as denúncias. "Houve muita disputa política. Muita gente correta foi colocada no centro da cena com acusações pouco transparentes", observou. Ele não citou quem seriam os injustiçados.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, concluiu que foi montada uma "quadrilha" por integrantes do PT e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pagava mesada a parlamentares da base aliada com o objetivo final da perpetuação do PT no poder.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a "Operação Sanguessuga"
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página