Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2006 - 12h14

CPI dos Bingos recebe dois votos em separado propondo alterações no relatório

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O relator da CPI dos Bingos, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), recebeu nesta quarta-feira os dois votos em separado apresentados pelos senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Magno Malta (PL-ES).

Ontem venceu o prazo para propor alterações no relatório da CPI dos Bingos, apresentado na semana passada com o pedido de indiciamento de 79 pessoas e quatro empresas.

Dias pede que sejam incluídos na lista de indiciamentos os nomes do ex-deputado José Dirceu e do chefe-de-gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho.

Ambos teriam participado de uma suposta armação para desviar as investigações sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel.

O relator disse, em seu texto, que o crime foi político e incluiu as declarações dos irmãos do prefeito em que atribuem responsabilidades a Dirceu e Carvalho. Apesar disso, ficaram de fora da lista das sugestões de indiciamento.

Malta, por sua vez, sugere que sejam retirados do texto final todos os temas que não se relacionem com as investigações sobre casas de bingos. Dessa forma, ninguém seria indiciado pela comissão e todas as apurações feitas em quase um ano de funcionamento da CPI seriam encaminhadas ao Ministério Público.

Garibaldi tende a não aceitar nenhuma das sugestões e deve colocar seu relatório em votação na próxima quarta-feira. Governistas e oposicionistas disputam voto a voto a maioria na comissão.

O resultado dependeria dos votos do vice-presidente da CPI, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), e do senador Augusto Botelho (PDT-RR). Caso decidam apoiar os oposicionistas, o resultado da votação seria sete votos contra sete.

Caberia então ao presidente da comissão, Efraim Morais (PFL-PB), a tarefa de desempatar. Com isso, a oposição conseguiria aprovar o texto mais duro para o governo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa da crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página