Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2006 - 19h44

Aliança do PSB com PT pode sair se Campos for vice de Lula

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O PSB deverá impor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o nome do deputado Eduardo Campos para ser vice na chapa à reeleição. Segundo interlocutores do partido, essa seria uma forma de se conseguir apoio na legenda para uma aliança formal em torno de Lula.

O Palácio do Planalto prefere o ex-ministro Ciro Gomes (Integração Nacional), que se mostrou afinado com Lula enquanto estava a frente da pasta. Mas no PSB, a avaliação é que a conta seria alta demais. O partido aposta nos votos de Ciro para a Câmara Federal para conseguir ultrapassar a cláusula de barreira e não sucumbir após as eleições de outubro.

Pela regra, os partidos precisam conquistar 5% dos votos, sendo 2% em nove Estados, para ter representação a partir do próximo ano. Quem não atingir essa meta perderá, por exemplo, os recursos do fundo partidário, essenciais para a manutenção dos partidos. A expectativa é que Ciro consiga 300 mil votos na eleição para deputado.

Depois de uma reunião ontem, dirigentes da sigla estiveram hoje com o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), no Palácio do Planalto para apresentar a proposta. A conversa vem sendo mantida em sigilo pelos dois lados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página