Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2006 - 10h52

Lula usa Copa para escapar de críticas, diz "New York Times"

Publicidade

da Folha Online

O jornal "New York Times" desta terça-feira traz reportagem sobre influência da Copa do Mundo sobre as eleições brasileiras. Assinada pelo polêmico jornalista Larry Rohter, a reportagem sugere que o presidente Lula usa o campeonato mundial de futebol para desviar a atenção da população sobre as críticas da oposição.

"Quando a oposição se manifesta sobre a incompetência e a corrupção em seu governo, ele [o presidente Lula] responde se vinculando ao mais popular e bem-sucedido time nacional", escreve Rohter, logo na abertura de seu artigo.

O jornalista lembra a conquista de 5 Copas pela seleção brasileira e diz que há um "folclore político" no Brasil que o sucesso no campeonato mundial beneficia o governante. "Poucos são astutos como o senhor da Silva. Em suas declarações, ele sempre usa metáforas do futebol para explicar suas ações", afirma Rohter, dizendo ser "quase inevitável que isso [o clima da Copa] termine envolvendo a campanha eleitoral".

Ele ainda compara Lula --"um entusiasta genuíno por futebol"-- com o atitude do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, "um sociólogo que fala cinco línguas" mas que "jamais pareceu convincente quando simulava interesse pelo jogo".

Não é a primeira vez que Rohter escreve artigos polêmicos sobre o Brasil ou sobre o presidente Lula. Em 2004, o correspondente do "New York Times" escreveu um artigo com o título "Hábito de bebericar do presidente vira preocupação nacional", o que levou o governo brasileiro a suspender, brevemente, seu visto de jornalista no país.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página