Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2006 - 02h32

Alckmin sobe, mas Lula ainda venceria no 1º turno, diz Datafolha

Publicidade

da Folha Online

Pesquisa Datafolha, divulgada na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo, mostra que o tucano Geraldo Alckmin subiu sete pontos percentuais e atingiu 29% das intenções de voto à Presidência. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda venceria as eleições de outubro no primeiro turno, com 54% dos votos válidos, se a disputa fosse hoje.

Alckmin cresceu de 22% para 29% desde o final de maio, enquanto o presidente Lula oscilou de 45% para 46%. A pesquisa foi a primeira realizada pelo instituto após a escolha formal dos candidatos à Presidência da República. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Num eventual segundo turno, Lula derrotaria Alckmin por 51% a 40%, segundo a pesquisa. A reportagem da Folha mostra que o presidente vence o tucano entre os eleitores menos escolarizados, com menor renda e nordestinos. Já o tucano Alckmin vence no Sul, entre os eleitores mais ricos e instruídos.

A pesquisa indica ainda que o tucano é visto como "sério, confiável e bom administrador" e Lula teria a "afinidade com os pobres e os de origem humilde".

Levantamento

Além das estratificações usuais, o Datafolha utilizou nesta pesquisa o Critério de Classificação Econômica Brasil da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) com o objetivo de segmentar a população do país segundo o poder de compra dos entrevistados.

Ele mede o acesso de estratos da população a itens de conforto e é dividido em cinco classes: A (maior acesso a itens de conforto), B, C, D e E (menor acesso).

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem com abordagem em pontos de fluxo populacional com cotas de sexo e idade e sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população com 16 anos ou mais é o universo da pesquisa.

Neste levantamento, realizado nos dias 28 e 29 de junho de 2006, foram entrevistados 2.828 eleitores em 177 municípios em 25 unidades da Federação. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Esta pesquisa foi realizada pela Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha e está registrada no TSE com o número 9922/2006.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página