Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2006 - 09h32

Eleitor vê Lula ligado a pobres e Alckmin "confiável e sério"

Publicidade

MALU DELGADO
da Folha de S.Paulo

A "afinidade com os pobres e a origem humilde" são as duas principais qualidades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacadas entre 2.828 eleitores entrevistados pelo Datafolha em 177 municípios, em todas as unidades da federação. Já o perfil "sério, confiável e de bom administrador" de Geraldo Alckmin seria a principal virtude do candidato do PSDB à Presidência.

Na lista dos defeitos mais citados pelos eleitores, Lula é identificado por 7% como desonesto, cínico e corrupto. Desonestidade, cinismo e falta de ética também seriam os principais defeitos de Alckmin, acrescidos de arrogância e falta de carisma.

Foi a primeira vez que o Datafolha aplicou questionários sobre defeitos e qualidades dos candidatos. A sondagem foi feita de maneira espontânea, sem apresentação de listas. O eleitor respondeu às perguntas: "Na sua opinião, qual o principal defeito/ qualidade de Lula e Alckmin?". A pesquisa foi realizada nos dias 28 e 29.

Para 18%, Lula não tem nenhuma qualidade, enquanto 14% acham que o presidente não teria defeito. Mais de 20% dos eleitores não souberam responder às perguntas.

No caso de Alckmin, o desconhecimento é bem superior: 52% disseram não saber nenhuma qualidade do candidato, sendo que esse percentual sobe para 65% entre o eleitorado do Nordeste. Sobre o principal defeito do candidato do PSDB, 67% dos eleitores não souberam responder. Os percentuais seriam indícios da baixa exposição nacional do tucano.

A identidade de Lula com os pobres é lembrada sobretudo no Nordeste. Essa seria a principal qualidade do petista para 10% do eleitorado. Entre os que fizeram essa escolha, 13% são das classes D e E. No Nordeste, 16% dos entrevistados apontaram essa virtude. A vinculação com os pobres é vista como qualidade para 12% dos eleitores do interior, contrastando-se com as opiniões da capital, onde só 7% têm a mesma opinião.

Outras qualidades apontadas para Lula foram a honestidade (para 5%), determinação e perseverança (2%) e a realização de programas sociais (1%). Como aspectos negativos da personalidade e gestão de Lula foram destacados ainda o não cumprimento de promessas (6%), ausência do governo e excesso de viagens (4%), ingenuidade (2%), submissão e falta de opinião própria (2%).

Já Geraldo Alckmin recebe as avaliações mais favoráveis nas regiões Sudeste e Sul, e entre as classes A e B. Para 9% do eleitorado do Sudeste e 10% das classes mais altas, o tucano é confiável, sincero e honesto. Inteligência é outra qualidade, citada por 2% dos entrevistados. O fato de ele ser do PSDB é, para 1% do eleitorado, um defeito. Também para 1% o pior defeito é Alckmin "não ter cuidado da segurança".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página