Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2006 - 14h01

TCU entrega lista de 2,9 mil pessoas consideradas inelegíveis

Publicidade

da Folha Online

O TCU (Tribunal de Contas da União) entrega hoje ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), às 17h, uma lista com 2,9 mil de nomes de pessoas consideradas inelegíveis devido a irregularidades encontradas na prestação de contas no exercício de cargos públicos. Caberá à Justiça Eleitoral, na verdade, a declaração de inegibilidade, mediante iniciativa de candidato, coligação, partido político ou do Ministério Público.

O tribunal deve colocar a lista na internet, afirma que somente colocou os nomes de responsáveis por um cargo ou função que foram considerados culpados de irregularidade "por decisão irrecorrível nos últimos cinco anos".

A lista pode aumentar, já que o TCU pretende atualizar a lista até o último dia desse ano, já que ainda existem recursos de efeito suspensivo (que impedem a inclusão na lista) ainda sendo julgados.

Em 2004, o TCU divulgou uma relação dos mais de 2.000 brasileiros inelegíveis nas próximas eleições municipais, entre eles, ex-primeira-dama Rosane Collor e o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto. Em fevereiro deste ano, a ex-primeira-dama foi inocentada da acusação de superfaturar a compra de 1,6 milhão de kg de leite em pó quando presidia a LBA (Legião Brasileira de Assistência).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o TCU
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página