Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2006 - 19h23

Itamar deixa PMDB mas pode voltar à cena política por outro partido

Publicidade

da Folha Online

O ex-presidente da República Itamar Franco pediu desfiliação do PMDB, após disputar e ser derrotado pelo ex-governador Newton Cardoso para sair candidato ao Senado por Minas Gerais. Cardoso apóia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do partido que selou uma aliança com o PMDB no Estado, enquanto Itamar é ligado ao governador tucano Aécio Neves, que tento trazer a legenda para sua coligação.

Itamar não revelou os motivos para pedir desfiliação da legenda, mas a derrota para Cardoso parece ter pesado na decisão, segundo correligionários. Colegas de atividade política também afirmam que o ex-presidente ainda não desistiu da vida política e não descartam que ele entre em uma nova legenda.

O ex-presidente voltou a ter destaque na cena política nacional durante as discussões do PMDB para lançar um candidato à Presidência da República. Ele foi um dos pré-candidatos da legenda, junto com o ex-governador Anthony Garotinho, mas abriu mão da disputa em favor do senador Pedro Simon (RS). A tese da candidatura própria do PMDB não prosperou e o partido deve anunciar um apoio informal ao presidente Lula, que tenta a reeleição.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página