Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2006 - 12h04

Parlamentares criticam Lembo por recusar ajuda federal

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A intransigência do governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), em recusar a ajuda do governo federal para conter a onda de violência em São Paulo tem recebido críticas de deputados e senadores. Para políticos experientes, o ideal é que ele peça apoio federal para tentar resolver o problema. O assunto virou tema de várias conversas hoje no Congresso.

A bancada paulista na Câmara evita tratar do assunto abertamente. Mas em conversas reservadas, por exemplo, o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), tem comentado que as pessoas estão com medo de sair às ruas e até de viver normalmente em São Paulo.

Aldo é um dos defensores de uma ação conjunta entre tropas federais e as polícias estaduais de São Paulo. Um dos problemas apontados entre os parlamentares paulistas é que as disputas existentes entre as corporações --polícias Rodoviária, Militar e Civil-- não irão permitir uma ação eficiente contra o crime organizado.

O comentário é que quando se pensa numa operação em São Paulo, logo surge a questão sobre quem irá comandá-la.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a orientar o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) a oferecer a Força de Segurança Nacional para São Paulo, além de equipamentos para inteligência. Lembo recusou a oferta.

No Congresso, a dificuldade em votar os projetos de segurança pública também são grandes. O próprio presidente da Câmara já disse a interlocutores que não acredita que com as eleições se aproximando haja quórum para se votar o pacote com medidas que poderia ajudar a conter a onda de violência.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página