Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2006 - 18h06

Heloísa Helena cobra do governo federal ação contra crime organizado

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a coordenação de uma ação de combate ao crime organizado no país.

Caberia ao governo federal, de acordo com ela, promover um mutirão urgente para separar criminosos de alta periculosidade dos presos acusados de pequenos furtos e para manter sob vigilância os chefes do crime organizado.

"Volto a repetir que a crise é em todo o Brasil e exige um novo pacto federativo. Os campos de concentração dos presídios estão alimentando o crime organizado, matando policiais e inocentes nas ruas", afirmou.

"O sistema prisional tem que separar os presos pelo crime cometido e pelo grau de periculosidade, e não pelo comando ao qual eles pertencem", acrescentou.

A candidata afirmou que a existência de um fundo nacional de segurança obrigaria o governo federal a articular com os governadores uma alternativa ao crime organizado.

Ao Congresso Nacional caberia a culpa de não cobrar do governo federal recursos para o Orçamento da segurança pública. "O Congresso tem sua responsabilidade porque é omisso e cúmplice e não cobra a liberação de recursos para a segurança", afirmou.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia dos sanguessugas
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página