Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2006 - 13h05

Itamar deve anunciar apoio à candidatura de Alckmin

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O ex-presidente Itamar Franco (PMDB) deve anunciar nos próximos dias apoio à candidatura do tucano Geraldo Alckmin à Presidência da Republica. O ex-ministro Henrique Hargreaves, aliado de primeira hora de Itamar, participou hoje da inauguração do comitê central da campanha de Alckmin. Ele disse que a "tendência natural" é que Itamar apóie o candidato tucano.

Na segunda-feira, Itamar se reúne com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), quando deve tratar do apoio. Hoje, Alckmin estará em Divinópolis, interior de Minas, mas não há encontro com o ex-presidente.

"Falei com o Itamar que viria aqui [inauguração do comitê de Alckmin], mas não estou representando o Itamar na campanha. A tendência natural é ele ficar com o governador Alckmin, mas não tem nada ainda concreto", disse.

A opção do ex-presidente por Alckmin é uma reação à interferência do Palácio do Planalto nas eleições em Minas Gerais. Com a conveniência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT trabalhou por uma aliança com o PMDB em Minas que garantiu a Newton Cardoso --inimigo político de Itamar-- a vaga da coligação para a disputa ao Senado. Sem legenda, Itamar ficou fora da eleição, apesar de as pesquisas indicarem que ele tinha 70% das intenções de votos.

O candidato ao governo de Roraima pelo PMDB, senador Amir Lando, também compareceu à inauguração do comitê de Alckmin. É mais um peemedebista que anunciou apoio ao candidato tucano. Dividido, a tendência é que a maioria do partido feche com Lula.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Enquete: o presidente Lula da Silva deveria ou não participar dos debates entre candidatos?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página