Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2006 - 18h17

Tarso diz que PT não tem preferência sobre adversário do 2º turno

Publicidade

PATRÍCIA ZIMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) disse hoje que a candidata do PSOL à Presidência, a senadora Heloísa Helena (PSOL), representa um risco para o tucano Geraldo Alckmin. De acordo com pesquisa Datafolha, a taxa de intenção de Heloísa Helena subiu de 6% para 10% de maio para julho.

A pesquisa mostrou ainda que Alckmin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oscilaram dentro da margem de erro de dois pontos da pesquisa. Alckmin aparece com 28% das intenções de voto, e Lula com 44%.

"Alckmin deveria estar preocupado", disse Genro ao considerar que o crescimento da senadora nas pesquisas de intenção de voto ocorreu sem influenciar a candidatura do presidente Lula.

"Para nós é indiferente se houver segundo turno", disse o ministro, que ainda acredita que a eleição presidencial será decidida no primeiro turno.

Ele afirmou, no entanto, que "não é improvável que o adversário de Lula [num eventual segundo turno] seja Heloísa Helena".

O ministro, que disse não ter preferência sobre o adversário de Lula no segundo turno, afirmou que Alckmin não tem "nitidez" e a "ambigüidade" em suas propostas: depois de reivindicar a autoria da política econômica e de criticar o Bolsa-Família, agora Alckmin critica o modelo econômico e diz que adotará o programa de transferência de renda.

Já a senadora Heloísa Helena estaria crescendo, segundo ele, porque tem um discurso de ataque aos dois candidatos que lideram as pesquisas (Lula e Alckmin), o que atende à expectativa de parte da população. "Ninguém presta, só ela presta", ironizou Tarso.

Questionado se não seria ruim para o presidente ter que disputar um segundo turno, ele afirmou que Lula é favorito, e que as eleições serão decididas no debate político.

Num ataque à candidata que mais cresceu na última pesquisa, ele afirmou que a senadora Heloísa Helena vai ter que explicar aos eleitores se pretende governar com o Congresso Nacional ou não, e porque seu partido foi contra propostas como o Fundeb (fundo para a educação) e o ProUni, programa de bolsas para estudantes em universidades.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  • Enquete: o presidente Lula da Silva deveria ou não participar dos debates entre candidatos?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página