Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2006 - 17h50

Petistas protestam contra "sarneyzismo" no Maranhão

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

O diretório do PT no Maranhão protestou contra o que considerou "influência do sarneyzismo" na indicação do coordenador da campanha a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado.

Em uma carta enviada ao presidente nacional da sigla, Ricardo Berzoini, o PT maranhense criticou a indicação de Evandro Souza para o cargo, a quem o PT-MA se referiu como "coordenador biônico", numa referência aos governantes e senadores nomeados pelo regime militar (1964-1985).

A indicação de Souza foi a gota d'água para o diretório petista no Maranhão, já contrariado com o comando nacional do partido por uma carta de apoio enviada por Lula a Roseana Sarney (PFL-MA), que disputa o governo do Maranhão e é adversária do PT no Estado. O documento de apoio à candidata foi lido durante a convenção que ratificou a candidatura de Roseana em junho.

"Realizamos com o PSB e o PC do B a nossa convenção, porém o presidente Lula mandou carta de apoio foi para Roseana Sarney", diz a carta do PT-MA enviada a Berzoini. "Agora nomeiam um coordenador da campanha sob a influência do sarneyzismo, sem ao menos consultar a instancia estadual."

A reportagem entrou em contato com o diretório nacional do PT, em São Paulo, mas o partido não se manifestou sobre a carta até o fechamento desta edição.

O presidente do PT maranhense, o deputado estadual Domingos Dutra, disse que Souza pertence ao Campo Majoritário, tendência derrotada na eleição interna do partido em setembro de 2005. Para Dutra, a indicação de Souza foi uma intervenção do diretório nacional e um veto ao nome dele, que havia sido escolhido internamente o nome de Dutra para coordenar a campanha de Lula no Estado.

"Como sou radicalmente contra o [senador José] Sarney, botaram uma figura que ninguém conhece na coordenação da campanha para facilitar a aproximação de Lula com Sarney", disse o deputado Dutra. A reportagem não conseguiu falar com Souza.

No Maranhão, o PT está coligado com o PT do B e com o PSB, que lançou o ex-ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Edson Vidigal (PSB) ao governo do Estado. A deputada federal petista Terezinha Fernandes é a candidata a vice na chapa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  • Enquete: o presidente Lula da Silva deveria ou não participar dos debates entre candidatos?
  • Enquete: quais são as principais qualidades que um candidato deve reunir?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página