Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2006 - 15h54

Mais um ex-ministro de Lula aparece na lista de sanguessugas

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Mais um ex-ministro da Saúde no governo Lula estaria entre os suspeitos de participar da máfia das ambulâncias. O comando da CPI dos Sanguessugas informou hoje que o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG) aparece na lista de parlamentares que serão notificados pela comissão a partir de hoje. Além dele, Humberto Costa também foi citado.

O nome de Felipe foi citado nos depoimentos de Maria da Penha Lino, sua ex-assessora no ministério, e do empresário Luiz Antonio Trevisan Vedoin, sócio da Planam.
Folha Imagem
Saraiva Felipe, ex-ministro da Saúde de Lula, aparece na lista de supostos sanguessugas
Saraiva Felipe, ex-ministro da Saúde de Lula, aparece na lista de supostos sanguessugas


Segundo parlamentares da CPI, os dois sinalizam que o ex-ministro tinha conhecimento do esquema dos sanguessugas. "Ele e a Maria da Penha eram muito amigos. Ele ajudaria a agilizar os processo da Planam", disse o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA).

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) disse que o fato de Maria da Penha ter assumido um cargo no Ministério na gestão de Felipe é suficiente para que os dois sejam relacionados. "Alguém colocou ela lá. Não me venha falar que foi indicação do Divino", afirmou.

Delgado disse que, até agora, o nome do ex-ministro José Serra (Saúde) não foi citado em nenhum dos depoimentos nem aparece nas investigações.

A CPI vai investigar Saraiva Felipe porque ele é deputado. O ex-ministro Humberto Costa não será chamado a dar explicações neste primeiro momento. O presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), disse que o foco da comissão inicialmente serão os parlamentares com mandato.

Membros da CPI foram hoje na Polícia Federal buscar mais informações sobre os sanguessugas. A expectativa é que a PF tenha mais dados sobre os deputados que estão sendo investigados. O alvo da CPI são 90 parlamentares. Pela manhã, Biscaia disse que seriam 91, mas as contas foram refeitas e a comissão percebeu que tinha um ex-parlamentar na lista. Os nomes devem ser divulgados hoje.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  • Enquete: os partidos devem expulsar os parlamentares citados na lista da CPI dos Sanguessugas?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página