Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2006 - 08h57

MST inicia jornada de lutas com invasões em Pernambuco

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) anunciou ontem ter invadido duas fazendas no interior de Pernambuco, no primeiro dia da "jornada nacional de luta" pela reforma agrária.

Segundo o coordenador estadual do movimento Alexandre Conceição, as duas áreas estão localizadas nos municípios de Riacho das Almas (a 160 km de Recife) e Serra Talhada (a 420 km de Recife). Cerca de cem lavradores teriam participado das ações. Não houve conflito.

Até o final da semana, o MST pretende invadir até dez propriedades rurais no Estado. O movimento avalia ainda a possibilidade de realizar uma manifestação em Recife, "contra a demora na entrega de cestas básicas nos acampamentos".

Também para reivindicar alimentos e agilidade no processo de reforma agrária, cerca de 300 sem-terra ligados ao MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) promoveram ontem uma marcha de dois quilômetros em Recife, até a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Em Aracaju (SE), militantes do MST promoveram ontem um ato em frente à sede estadual do Incra, após uma caminhada. O líder nacional do movimento, João Pedro Stedile, entregou ao presidente nacional do Incra, Rolf Hackbart, que estava na capital sergipana, uma pauta de reivindicações.

Na pauta, constam itens como a exigência do cumprimento das metas do governo federal e liberação de crédito para reforma agrária.

De acordo com a organização do movimento, o evento reuniu cerca de 15 mil pessoas. A Polícia Militar disse que participaram 3.000 pessoas.

Em Alagoas, cerca de 2.000 agricultores sem-terra ligados ao MST, CPT (Comissão Pastoral da Terra) e MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra) fizeram uma caminhada pelo centro de Maceió ontem para marcar o Dia do Trabalhador Rural.

Colaboraram RENATA BAPTISTA e SÍLVIA FREIRE, da Agência Folha

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o MST
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página