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01/08/2006
-
09h55
da Folha de S.Paulo, em Brasília
Algumas peças da campanha publicitária institucional do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições de outubro, que começou a ser veiculada ontem na televisão e no rádio, podem ser interpretadas como um estímulo à reeleição dos atuais governantes.
"O presidente do Brasil é tão bom quanto o seu voto", diz uma das peças publicitárias. Outra afirma: "O seu governador é tão bom quanto o seu voto." O slogan é "Pense e vote, o Brasil está em suas mãos".
A campanha foi produzida pela TV Cultura, ligada ao governo de São Paulo, ao custo de R$ 3,8 milhões, segundo o TSE. Até outubro, as emissoras de TV e de rádio irão destinar dez minutos da sua programação diária para 32 diferentes filmetes ou spots, de 30 segundos ou um minuto cada um. A assessoria do TSE negou que a frase tenha duplo sentido.
Em geral, diz o TSE, a campanha procura incentivar escolhas conscientes em resposta a escândalos políticos recentes e ao temor de crescimento dos votos nulos. Uma das peças pede que o eleitor analise o passado dos candidatos a deputado.
A campanha dará mais ênfase ao voto consciente do que a procedimentos como a justificativa de ausência para eleitores fora de seu domicílio eleitoral. As propagandas com essas orientações serão veiculadas na segunda quinzena de setembro.
Uma pesquisa qualitativa realizada no início do ano em cinco cidades, para servir de base para a campanha, mostrou clima de desânimo entre eleitores, segundo o TSE. A pesquisa envolveu dois grupos de seis pessoas em cinco cidades: Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Belém.
O TSE optou por não abordar diretamente o tema do voto nulo. Em uma das peças, dois homens conversam: um diz que não gosta de política e o outro afirma que um único voto não é importante. Em seguida, há mensagens estimulando a participação de cada um.
Em geral, a campanha reforça a idéia de que o eleitor é responsável por suas escolhas políticas. Uma das propagandas afirma: "Quem contrata [os governantes e parlamentares] é você, você é o patrão."
Outra mostra uma sala de aula em que o professor indaga se os alunos lembram em quem votaram para deputado nas últimas eleições, e ninguém se recorda. "Conheça os candidatos a deputado federal e estadual, saiba o que todos estão dizendo e fazendo e guarde o nome deles para cobrar depois", diz o texto da campanha.
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Algumas peças da campanha publicitária institucional do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições de outubro, que começou a ser veiculada ontem na televisão e no rádio, podem ser interpretadas como um estímulo à reeleição dos atuais governantes.
"O presidente do Brasil é tão bom quanto o seu voto", diz uma das peças publicitárias. Outra afirma: "O seu governador é tão bom quanto o seu voto." O slogan é "Pense e vote, o Brasil está em suas mãos".
A campanha foi produzida pela TV Cultura, ligada ao governo de São Paulo, ao custo de R$ 3,8 milhões, segundo o TSE. Até outubro, as emissoras de TV e de rádio irão destinar dez minutos da sua programação diária para 32 diferentes filmetes ou spots, de 30 segundos ou um minuto cada um. A assessoria do TSE negou que a frase tenha duplo sentido.
Em geral, diz o TSE, a campanha procura incentivar escolhas conscientes em resposta a escândalos políticos recentes e ao temor de crescimento dos votos nulos. Uma das peças pede que o eleitor analise o passado dos candidatos a deputado.
A campanha dará mais ênfase ao voto consciente do que a procedimentos como a justificativa de ausência para eleitores fora de seu domicílio eleitoral. As propagandas com essas orientações serão veiculadas na segunda quinzena de setembro.
Uma pesquisa qualitativa realizada no início do ano em cinco cidades, para servir de base para a campanha, mostrou clima de desânimo entre eleitores, segundo o TSE. A pesquisa envolveu dois grupos de seis pessoas em cinco cidades: Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Belém.
O TSE optou por não abordar diretamente o tema do voto nulo. Em uma das peças, dois homens conversam: um diz que não gosta de política e o outro afirma que um único voto não é importante. Em seguida, há mensagens estimulando a participação de cada um.
Em geral, a campanha reforça a idéia de que o eleitor é responsável por suas escolhas políticas. Uma das propagandas afirma: "Quem contrata [os governantes e parlamentares] é você, você é o patrão."
Outra mostra uma sala de aula em que o professor indaga se os alunos lembram em quem votaram para deputado nas últimas eleições, e ninguém se recorda. "Conheça os candidatos a deputado federal e estadual, saiba o que todos estão dizendo e fazendo e guarde o nome deles para cobrar depois", diz o texto da campanha.
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