Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2006 - 13h45

Eleitorado culpa Congresso por escândalos de corrupção

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Os escândalos de corrupção não atingiram a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira revela que o eleitorado culpa o Congresso por esquemas como o mensalão e a máfia dos sanguessugas. Os dados explicam em parte o motivo pelo qual o presidente continua liderando a corrida pelo Palácio do Planalto.

Para 30,8% dos entrevistados, o Congresso Nacional é o responsável pelos casos de corrupção que têm sido noticiados. Em julho, no último levantamento, o índice era de 23%. O PT e o governo também têm envolvimento para 18,3% do eleitorado.

Embora o Congresso seja considerado como o maior responsável pelos escândalos, o índice dos que acusam o governo vem crescendo. Passou de 11,3% para 18,3% em um mês --um aumento de sete pontos percentuais.

O discurso do governo de que foi o responsável pelo aumento da fiscalização que identificou esquemas como o dos sanguessugas só é aceito por 20,8% do eleitorado.

O presidente Lula é considerado responsável por 17,8% dos entrevistados. O índice se manteve estável com relação à última pesquisa, que registrou 18,2%. Os que não sabem ou não responderam somam 14,9%.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 195 municípios brasileiros, entre os dias 1º e 4 de agosto. A margem de erro varia de um a três pontos percentuais.

Leia mais
  • Alckmin cai e Lula venceria no 1º turno, diz CNT/Sensus
  • Cai rejeição do eleitor ao presidente Lula, diz CNT/Sensus

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  • Leia mais sobre pesquisas no site do Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página