Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2006 - 14h00

Maioria do eleitorado quer Lula nos debates

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A maioria do eleitorado acha que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria participar dos debates eleitorais no primeiro turno da campanha. Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira indica que para 78,9% dos entrevistados Lula deve comparecer aos debates, ante 14,6% que tem opinião contrária.

A pesquisa vai na contramão do que tem recomendado o conselho político da campanha do presidente à reeleição. A avaliação é que Lula será o principal alvo dos demais candidatos e que, como presidente, tem que se preservar de discussões mais acaloradas. O próprio presidente não quer participar dos debates.

O eleitorado indicou, no entanto, que os debates promovidos pelas emissoras de TV não são decisivos para definir o voto. Apenas 19,3% indicaram que é por meio dos debates que irão escolher seu candidato à Presidência.

O conhecimento prévio (39%) e os programas eleitorais (22,5%) são apontados como os critérios que serão levados em conta na hora de definir o candidato. O contato pessoal é atrativo apenas para 7,4% do eleitorado.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 195 municípios brasileiros, entre os dias 1º e 4 de agosto. A margem de erro varia de um a três pontos percentuais.

Leia mais
  • Alckmin cai e Lula venceria no 1º turno, diz CNT/Sensus
  • Cai rejeição do eleitor ao presidente Lula, diz CNT/Sensus

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  • Leia mais sobre pesquisas no site do Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página