Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2006 - 20h40

Lula amplia vantagem sobre Alckmin, diz Datafolha

Publicidade

da Folha Online

Pesquisa Datafolha divulgada hoje pelo "Jornal Nacional" e que será publicada na edição da Folha de S.Paulo desta quarta-feira revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga a disputa pelo eleitor, com 47% das intenções de voto. Em julho, o petista aparecia com 44% das intenções de voto.

Na pesquisa, o tucano Geraldo Alckmin aparece em seguida, com 24% das intenções de voto do eleitorado --ele tinha 28% em julho.

A diferença entre Lula e Alckmin, que era de 16 pontos em julho-- subiu para 23 pontos no levantamento de agosto.

A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), que havia despontado na pesquisa de julho com 10%, oscilou para 12% das intenções de voto em agosto.

A pesquisa mostra que de julho para agora a taxa de intenção de voto de Lula subiu três pontos. No mesmo período, a taxa de intenção de voto de Alckmin caiu quatro pontos.

A queda de Alckmin também foi medida pela pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje. A pesquisa da CNT/Sensus mostrou que se a disputa fosse hoje, Lula venceria no primeiro turno com 60,5% dos votos válidos, contra 24,9% de Alckmin e 11,7% de Heloísa Helena (PSOL).

Segundo turno

Num eventual segundo turno, a vantagem do presidente Lula sobre Alckmin também subiu: de 10 pontos em julho para 17 pontos agora. De acordo com a pesquisa, Lula venceria com 54% das intenções de voto contra 37% de Alckmin. Em julho, Lula tinha 50% e Alckmin, 40%.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 7 e 8 deste mês e ouviu 6.969 eleitores em 306 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 12.633/2006.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  • Assine a Folha de S.Paulo
  • Enquete: o presidente Lula da Silva deveria ou não participar dos debates entre candidatos?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página