Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 18h12

Confira a íntegra do bate-papo com o diretor do Datafolha

Publicidade

da Folha Online

(05:11:11) Mauricio fala para Mauro Paulino: boa tarde Mauro

(05:12:26) Mauro Paulino: Boa tarde. Podemos começar!

(05:12:33) carola fala para Mauro Paulino: Boa tarde, a que se deve a crescente vantagem do presidente Lula nessa corrida eleitoral?

(05:14:51) Mauro Paulino: Carola, a meu ver é efeito direto das primeiras aparições de todos os candidatos nos veículos de comunicação e do início do efeito comparativo. Nesse primeiro momento, de apresentação dos candidatos, Lula e Heloísa Helena estão agradando mais ao eleitorado do que Geraldo Alckmin.

(05:15:27) viniciusbhz fala para Mauro Paulino: olá, quais as chances de Alckmin vencer as eleições?

(05:18:04) Mauro Paulino: viniciusbhz, hoje Lula é o franco favorito e, se fosse hoje, venceria no primeiro turno. Mas as participações em debates, entrevistas e no horário eleitoral podem modificar o quadro.

(05:18:13) Valmei fala para Mauro Paulino: Porque Alckmin não sobe nas pesquisas?

(05:20:15) Mauro Paulino: Valmei, Alckmin precisa afinar mais o seu discurso em relação aos anseios do eleitorado.

(05:20:35) Lilian fala para Mauro Paulino: Sou de SC, irei pela 1 vez votar na esquerda em Heloisa do Psol, ela tem chance de chaegar ao 2 turno?

(05:22:23) Mauro Paulino: Lilian, a maior parte do eleitorado começa a tomar contato agora com o processo eleitoral. O favoritismo de Lula nesse momento não significa que a eleição já está decidida.

(05:22:36) ze pexero fala para Mauro Paulino: a pesquisa incluia pergunta sobre as razoes da avaliacao do presidente? a pesquisa indica as razoes da avaliacao lula estar subindo mesmo com o pais, e especialmente SP numa zorra total?

(05:24:57) Mauro Paulino: Caro Zé Pexero, já investigamos fartamente as razões de voto e de avaliação do governo Lula. Constatamos que os benefícios sociais oferecidos pelo governo federal à população de baixa renda são fundamentais para a sustentação de Lula neses níveis de avaliação.

(05:25:17) Mauricio fala para Mauro Paulino: Mauro, ficou mais facil fazer pesquisas com a era da tecnologia? Antigamente era mais dificil em que ponto?

(05:26:42) Mauro Paulino: Mauricio, a tecnologia facilitou muito a vida dos pesquisadores. Tanto a apuração das respostas quanto a checagem dos resultados tornam-se mais rápidos e precisos.

(05:26:48) será? nao aredito fala para Mauro Paulino: Gostaria de ver todos os dados deste pesquisa (resultados) extratificação, etc..pq não estou acreditando

(05:31:28) paulo fala para Mauro Paulino: Você não acha que é demagogia do Alkmin aparecer comendo um sanduíche numa feira? Isso não piora a imagem dele?

(05:31:53) Mauro Paulino: será? Basta acessar www.datafolha.com.br e você terá todos os dados das pesquisas Datafolha no mesmo dia em forem publicadas na Folha.

(05:34:03) Mauro Paulino: Tive um problema com a conexão mas parece que já está resolvido. Paulo, comer sanduiche em feira é quase uma obrigação de todos os candidatos que, a meu ver, só pode influenciar a saúde do próprio candidato. O eleitorado não dá muita importância para isso.

(05:34:22) Adriana Bandeira fala para Mauro Paulino: Mauro, vc. acha que os resultados de agora podem mudar muito com o tempo de TV e rádio? Qual a inflência desses veículos de comunicação na eleição?

(05:36:02) Mauro Paulino: Adriana, acredito que as participações ou ausências em debates e entrevistas me parecem ter uma importância maior do que o horário eleitoral gratuito.

(05:37:32) sidnei fala para Mauro Paulino: olá, Mauro, gostaria de saber com é calculada a margem de erro na pesquisa eleitoral

(05:39:11) Mauro Paulino: Sidnei, a amrgem de erro é calculada através de uma fórmula estatística que relaciona o número de entrevistas com o universo pesquisado.

(05:39:22) fabio fala para Mauro Paulino: com o crescimento de lula e eloisa, e recuo de alqui nesta ultima pesquisa podemos afirma que eloisa é que faz com que aja uma diminuição de geraldo na corida presidencial?

(05:40:26) Mauro Paulino: Fabio, constatamos em nossa mais recente pesquisa que tanto Lula quanto HH roubaram votos de Alckmin.

(05:40:32) pascal fala para Mauro Paulino: Mauro, é possível fazer uma ´pesquisa qualitativa para descobrir por que Lula continua com tanta aprovação apesar de tantos escândalos no seu governo? Como mensurar a percepção do que o povo pensa de fato a respeito de Lula e do PT? Uma pesquisa pode conseguir isso?

(05:43:36) Mauro Paulino: Pascal, as pesquisas qualitativas são muito usadas nas campanhas para aprofundar determinadas questões junto a segmentos específicos do eleitorado. Mas são as quantitativas que podem mensurar as proporções junto ao eleitorado. Tanto as qualis quanto as quantis têm explicado fartamente esse aspecto.

(05:43:42) ARI fala para Mauro Paulino: existe alguma pesquisa em andamento para deputados?

(05:45:26) Mauro Paulino: Ari, é inviável fazer pesquiss de intenção de voto para deputado pois é um voto muito fragmentado.

(05:45:32) bulhas fala para Mauro Paulino: Paulino, Qual a possibilidade de, não havendo nenhum fato novo significativo, o programa eleitoral reverter a tendencia de eleicão apenas em um turno:

(05:47:08) Mauro Paulino: Bulhas, a possibilidade de reversão do quadro está sempre presente. O eleitorado está avaliando os candidatos e o faz a partir das informações que recebe. As pesquisas mostram a situação de momento.

(05:47:12) Jan fala para Mauro Paulino: desde quando você trabalha em pesquisas eleitoriais sempre deu certo resultados de pesquisas com resultados reais depois das eleições?

(05:48:50) Mauro Paulino: Jan, há estudos que demonstram que o índice de acerto dos institutos de pesquisa no Brasil são semelhantes a até superam os verificados nos EUA e na Europa.

(05:48:56) Lucas fala para Mauro Paulino: Boa Tarde Mauro... Você acha que pode acontecer alguma surpresa nas eleições deste ano, e o resultado seja diferente do que vem se imaginando? A vitória de Heloísa Helena seria uma supresa ou algo possível?

(05:50:47) Mauro Paulino: Lucas, como já disse as pesquisas acompanham o movimento do eleitorado. Não são prognósticos e sim constatações de momentos. Se as opiniões mudarem as pesquisa irão constatar.

(05:50:53) juliane fala para Mauro Paulino: olá, gostaria de saber qual a importancio do voto branco ou nulo? oq isso pode ajudar ou atrapalhar um candidato?

(05:52:53) Mauro Paulino: juliane, após a introdução da urna eletrônica o voto nulo deixou de ser consequência de erro do eleitor. Hoje todo voto branco ou nulo significa protesto. Mas continua nos mesmos níveis históricos.

(05:53:10) Gabriel fala para Mauro Paulino: A pesquisa é feita no pais todo ou só nas principais capitais?

(05:55:23) Mauro Paulino: Gabriel, a pesquisa de intenção de voto para presidente representa o eleitorado de todo o país. O último Datafolha foi realizado em 306 municípios de todos os portes em todas as regiões do Brasil. Do contrário não representaria o eleitorado total.

(05:55:29) estatistico fala para Mauro Paulino: Qual método estatistico para definiçao dos parâmetros da amostra ?

(05:57:22) Mauro Paulino: estatístico, resumindo muito: nós utilizamos amostra estratificada por região e com controle de quaotas.

(05:57:28) Mauricio fala para Mauro Paulino: Qual a sua avaliação quanto a apresentação dos candidatos Alkimin, HH e Cristovam no Jornal Nacional, você acha que as perguntas têm constrangido os entrevistados e qual o "estrago" que isso pode trazer aos candidatos?

(05:59:27) Mauro Paulino: Mauricio, em uma democracia um candidato deve estar preparado para responder qualquer pergunta. Não me cabe avaliar o desempenho dos candidatos mas captar a opinião dos eleitores.

(05:59:35) eleitor fala para Mauro Paulino: O universo de entrevistados não é muito pequeno, ou seja, dá para prevê um resultado entrevistando apenas 1100 eleitores, sendo que temos mais de 120 milhões de eleitores?

(06:00:42) Mauro Paulino: eleitor, sim. Desde que a amostra seja representativa do eleitorado e reproduza as mesmas proporções encontradas no universo pesquisado.

(06:01:01) Manuel pergunta para Mauro Paulino: Mauro, você considera que a eleição está polarizada entre um candidato dos pobres (Lula) e um candidato dos ricos (Alckmin)? Se sim, pode-se aplicar raciocínio análogo ao nível educacional dos eleitores?

(06:02:24) Mauro Paulino: Manuel, esta é a eleição em que esse contraste é verificado de forma mais eloquente tanto em relação à renda quanto à escolaridade do eleitorado.

(06:02:30) bussh fala para Mauro Paulino: Mauro, nas pesquisa voces colocam alguma questão sobre a corrupção no governo Lula?

06:04:44) Mauro Paulino: bussh, esse tema começou a ser pesquisado assim que Roberto deu a primeira entrevista para a jornalista Renata Lo Prete. O histórico dos resultados está no site do Datafolha.

(06:04:44) LULA-2006 fala para Mauro Paulino: O presidente lula vem dizendo que nao le pesquisas. O Geraldo, recentemente, colocou uma pesquisa que lhe era desfavoravel sob suspeita. Pesquisas realmente captam as intenções do eleitorado. Até que ponto elas podem influenciar a vontade do eleitor?

(06:07:33) Mauro Paulino: bussh, na resposta anterior me referi ao ex-deputado Roberto Jefferson. Lula 2006, TODOS os políticos prestam muita aten~ção nas pesquisas. E TODOS os políticos suspeitam de pesquisas desfavoráveis. As pesquisas representam uma informação cada vez mais importante para que o eleitor se informe sobre as eleições.

(06:09:04) Mauro Paulino: Obrigado a todos pela participação. No site do Datafolha (www.datafolha.com.br) vocês podem ter acesso a todos os resultados detalhados de nossas pesquisas. Abraços!

(06:09:17) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Mauro Paulino e de todos os internautas. Até o próximo!

Leia mais
  • Para Paulino, debates influenciam mais eleitor que programas de rádio e TV

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre bate-papos na Folha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página