Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2006 - 16h13

Kirchner poderia participar da campanha eleitoral de Lula, diz jornal

Publicidade

da Ansa, em Buenos Aires

O presidente argentino, Néstor Kirchner, poderia ser convidado para participar da campanha eleitoral do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi publicada nesta sexta-feira pelo jornal "Ambito Financiero" e coincide com outras versões que já circularam sobre o tema.

Segundo o jornal, dirigentes do Partido dos Trabalhadores e líderes kirchneristas começaram a discutir a possibilidade do presidente argentino viajar ao Brasil para o encerramento oficial da campanha, em sinal de apoio a Lula.

O interesse de Kirchner em apoiar a reeleição de Lula, diz o "Ambito Financiero", está relacionado aos objetivos de fortalecer o eixo Brasil-Argentina, para frear as ambições hegemônicas de Hugo Chávez na região, depois que a Venezuela incorporou-se formalmente ao Mercosul.

Segundo o jornal, nas negociações esteve presente o assessor especial de Lula, Marco Aurélio Garcia.

Por sua vez, o jornal "Pagina 12" publicou na semana passada uma reportagem na qual especulava que Lula poderia viajar à Argentina, onde faria um ato de campanha, assim como o fez, há algum tempo, o presidente boliviano, Evo Morales, antes das votações para a Assembléia Constituinte.

Segundo o jornal, o acordo teria sido alcançado entre Raul Pont, secretário-geral do PT, e altos membros do governo de Kirchner. Pont, que esteve na Argentina em julho, teria recebido uma proposta para Lula realizar um ato em um estádio de futebol de Buenos Aires ao lado de Kirchner.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página