Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2006 - 16h33

Para Mercadante, postura de Serra sobre migração é "conservadora e odiosa"

Publicidade

FELIPE NEVES
da Folha Online

O candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira que as declarações de seu principal adversário, José Serra, do PSDB, sobre migração no Estado mostram um "posicionamento conservador e odioso".

Em entrevista o "SP TV", da Globo, o candidato tucano creditou os maus resultados da educação no Estado aos "migrantes".

"Diferentemente dos Estados do Sul, São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando... Este é um problema", disse Serra ao ser questionado sobre o mal desempenho do Estado em avaliações nacionais de educação.

Mercadante demonstrou total desaprovação ao comentário de Serra. Em primeiro, ele apresentou dados da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio), do IBGE, que mostram que, entre 1999 e 2004, saíram mais pessoas do que entraram no Estado.

Além disso, segundo os mesmos dados, 58% da migração a São Paulo vem do Nordeste. Por isso, ele considerou a postura de Serra preconceituosa.

"Se expressa nessa declaração, mais uma vez, um preconceito inaceitável. Os nordestinos em São Paulo são solução, não são problema", disse o petista após participar de um almoço com empresários na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Para o petista, Serra adotou uma postura de "discriminação contra brasileiros que ajudaram a desenvolver o Brasil".

Leia mais
  • Folha sabatina nesta semana candidatos ao governo de Minas

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: qual candidato se saiu melhor no primeiro debate entre presidenciáveis?
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página