Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2006 - 20h35

Requião diz que reconduzirá a família ao governo, se eleito

Publicidade

MARI TORTATO
da Agência Folha,em Curitiba

O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), disse na noite de segunda-feira que, se reeleito, voltará a nomear o irmão Maurício, secretário da Educação, e que sua mulher, Maristela, continuará presidente do Museu Oscar Niemeyer.

A declaração foi uma resposta à campanha do adversário Rubens Bueno (PPS) no horário eleitoral gratuito, na qual Bueno acusa o governador de nepotismo.

Uma inserção repetida à exaustão pela coligação PPS-PFL e inspirada no seriado de TV americano ''Os Waltons'', exibido na década de 70, mostra a fachada do Palácio Iguaçu à noite.

Vários pontos de luz vão se apagando e, a cada apagar de luz, ouve-se a voz de alguém a desejar ''Boa-noite, titio, boa-noite, titia!'',''Boa-noite, primo, boa-noite, prima!'', ''Boa-noite, marido'' e, em resposta, ''Dorme, mulher!''.

No jantar organizado por Maristela Requião para mulheres, na segunda-feira, Requião disse no discurso que preferia o irmão a nomear ''o semi-analfabeto do Rubens Bueno para a Educação''.

Segundo o governador,''Maurício é o melhor secretário da Educação do Brasil''. À primeira-dama, atribuiu a responsabilidade de inserir o Museu Oscar Niemeyer no circuito cultural do Brasil e fora do país.

Requião tem dois outros irmãos no governo: Eduardo Requião na superintendência dos portos de Paranaguá e Antonina, e Lúcia Arruda na direção do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense). Sobrinhos e primos ocupam cargos de segundo escalão.

Antes de a campanha eleitoral começar, Bueno provocou o Ministério Público estadual a abrir uma ação contra o nepotismo no governo. Na semana passada, um procedimento foi instaurado.

Bueno disse ontem que Requião ''já perdeu as estribeiras''. Hoje, Bueno entrou com uma representação no Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil, pedindo explicações pela presença do cônsul dos EUA em São Paulo, Christopher McMullen, no programa eleitoral gratuito de Requião. O cônsul aparece elogiando a estrutura do porto de Paranaguá.

Bueno afirma que houve "ingerência indevida" dos EUA na eleição paranaense.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: qual candidato se saiu melhor no primeiro debate entre presidenciáveis?
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página