Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2006 - 22h00

TRE proíbe utilização de boneco "Pitóquio" na campanha eleitoral no Piauí

Publicidade

da Agência Folha

Uma decisão liminar do TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) desta quarta-feira impede que adversários do PT no Estado utilizem no horário eleitoral e em comícios um boneco batizado de "Pitóquio".

"Pitóquio" usa um boné vermelho, barba, camiseta branca com a inscrição "PiTóquio" e tem um nariz grande, em alusão ao personagem das histórias infantis Pinóquio, cujo nariz crescia a cada mentira que contava.

O boneco de pano foi mostrado ao público pela primeira vez em um comício no sábado em Parnaíba (335 km de Teresina), pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

No ato político, que contou com a presença do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, o senador entregou o boneco de presente ao candidato do PMDB ao governo do Piauí, Francisco de Assis de Moraes Souza, o senador Mão Santa. Heráclito disse na ocasião que "Pitóquio" simbolizava "as mentiras do PT".

A decisão judicial teve origem em uma representação do PT do Piauí, partido do governador e candidato à reeleição, Wellington Dias.

Na decisão, o juiz Oton Torres determina que a coligação Resistência Popular, que tem Mão Santa como cabeça de chapa, "não exiba em seus comícios o boneco, nem o exiba no horário eleitoral gratuito" sob pena de caracterização de crime eleitoral.

Segundo o advogado do PT, Ivaldo Fontenele Júnior, o boneco não havia sido utilizado no horário eleitoral, mas o partido "resolveu se antecipar" e pedir na Justiça a proibição.

Mesmo não fazendo parte oficialmente da coligação, o senador Heráclito Fortes afirmou ontem que irá recorrer da decisão. Segundo ele, o boneco foi enviado ao partido em Brasília por uma dona-de-casa. "Ela havia o batizado de 'Lulóquio', mas achei um pouco agressivo."

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página