Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2006 - 20h28

Representação acusa Roseana Sarney de fazer coligação ilegal com PSL

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

A candidata ao governo do Maranhão Roseana Sarney (PFL) é acusada por meio de uma representação feita ao TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral) de fazer coligação ilegal com o PSL no Estado.

O candidato a deputado estadual pelo PSL Celso Augusto Furtado disse ter recebido como doação 10 mil cartazes de campanha com as fotos de Roseana e de Epitácio Cafeteira (PTB) impressas junto à dele.

Segundo Furtado, co-autor da representação contra Roseana, ao pedir cópia da nota fiscal dos cartazes à gráfica, informaram que o material era um "presente" da candidata.

A legislação eleitoral proíbe alianças estaduais entre partidos que tenham candidatos diferentes à Presidência da República. O PSL lançou o nome de Luciano Bivar e o PFL está coligado ao PSDB do candidato Geraldo Alckmin.

"O partido pediu uma foto minha dizendo que Bivar iria mandar fazer cartazes para todos os candidatos com a foto dele. Para minha surpresa, quando recebi, os cartazes tinham a foto de Roseana", disse.

A assessoria de imprensa de Roseana Sarney disse que ela não tem responsabilidade pela confecção dos cartazes, mas confirmou que a candidata tem o apoio informal do PSL no Estado. Segundo a assessoria, a candidata estava em campanha no norte do Estado e não poderia falar com a reportagem.

O secretário-geral do PSL-MA, Valmir Peixoto, disse que não vê problema legal em incluir fotos de Roseana no material de campanha de seus candidatos já que a sigla não lançou nomes ao governo do Estado.

"A candidata a governadora fez uma visita ao partido em junho e foi formalizada uma aliança dos candidatos proporcionais do PSL com ela", disse Peixoto. Segundo ele, após a reunião, o partido decidiu mandar fazer cartazes para todos os candidatos proporcionais da sigla com a foto de Roseana. Ele disse, no entanto, que não sabia informar o custo do material.

O partido lançou 11 candidatos a deputado federal e 22 à Assembléia Legislativa. Até 6 de agosto, o comitê financeiro do PSL-MA não havia informado o recebimento de doações.
A representação contra Roseana foi assinada também pelo candidatos do PSDB ao governo, Aderson Lago. A matéria foi encaminhada ontem ao juiz eleitoral Raymundo Liciano.

Leia mais
  • Serra venceria no primeiro turno, diz Datafolha
  • Lula mantém chance de vencer no 1º turno e tem aprovação recorde, diz Datafolha
  • Maioria não assiste a propaganda eleitoral

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página