Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2000 - 09h14

Líder dos deficientes é o mais votado em Maceió

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Vítima das sequelas deixadas pela talidomida, o presidente da Adefal (Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas), Gerônimo Ciqueira da Silva, 44, mostrou anteontem que é bom de voto. Candidato do PPS, Silva conseguiu o feito de ser o vereador mais bem votado da história de Maceió, com 11.024 votos.

Silva se diz surpreso com a votação. Ele afirmou que vai usar o mandato para melhorar a condição de vida dos deficientes físicos e trabalhar "pela redução da miséria" na capital alagoana.

O vereador eleito é também coordenador nacional das entidades que apóiam e defendem os direitos dos deficientes físicos no país. Ele afirma que os deficientes físicos, que são cerca de 10% da população brasileira, cansaram das promessas dos políticos.

"A estratégia dos deficientes do país foi a de partir para obter mandatos", afirmou. "Há décadas apoiamos políticos que nos traíram."

Silva, mais conhecido como Gerônimo da Adefal, preside há nove anos a entidade, que possui 12.800 filiados em Alagoas. Com a atuação dele, os deficientes conseguiram o rebaixamento de guias nas calçadas para facilitar o acesso das cadeiras de roda e alguns ônibus urbanos com elevador na porta.

Casado e pai de Thiago, 3, Silva não possui os dois membros superiores, uma consequência do uso da talidomida.

Em 98, ele também obteve 11 mil votos, mas não conseguiu se eleger deputado estadual.

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página