Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2006 - 13h48

PDT-DF quer anulação da candidatura de Maria Abadia e Joaquim Roriz

Publicidade

da Folha Online

O PDT-DF entrou com representação no TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal pedindo a anulação das candidaturas de Maria de Lourdes Abadia, candidata ao governo pelo PSDB, e do candidato ao senado Joaquim Roriz (PMDB). O argumento do PDT é que foi violada a regra de verticalização.

O pedido tem como base a liberação provisória da candidatura de Ana Maria Rangel (PRP) à Presidência da República pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O partido da candidata está coligado no Estado com PMDB e o PSDB, que tem Geraldo Alckmin como candidato à Presidência.

Ana Maria Rangel teve a candidatura impugnada pelo próprio partido e foi proibida de ter espaço no horário eleitoral gratuito. No entanto, ela entrou com recurso no TSE, que liberou sua participação em propaganda eleitoral gratuita até que o recurso seja definitivamente julgado.

Estão coligados no Distrito Federal PRP, PSDB, PMDB, PTB, PAN, PHS, PTC e PT do B, que em tese passa a ter dois candidatos concorrendo ao mesmo cargo majoritário.

O PDT considera que a coligação é ilegal e usa como argumento que "partidos políticos que lançarem, isoladamente ou em coligação, candidato à Presidência da República não poderão formar coligações para eleição de governador de Estado ou do Distrito Federal, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital com partido político que tenha, isoladamente ou em aliança diversa, lançado candidato à Presidência."

Leia mais
  • PMDB-SP entra na Justiça contra propaganda de Serra

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página