Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2006 - 12h18

Lula venceria no 1º turno com 51,4% das intenções de votos, diz CNT/Sensus

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria a eleição hoje no primeiro turno, com 51,4% das intenções de votos, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira. O presidente cresceu 3,5 pontos percentuais com relação ao último levantamento, realizado de 1º a 4 de agosto.

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, oscilou para baixo dentro da margem de erro. Alckmin aparece com 19,6% das intenções de votos. No início do mês, o índice era de 19,7%. O índice é próximo ao que o tucano José Serra conquistou no primeiro turno da eleição de 2002. Serra terminou essa fase da disputa com 20,8%, ante 41,6% de Lula.

A senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL, tem 8,6% das intenções de votos. Assim como Alckmin, ela também oscilou para baixo. Na última pesquisa, Heloísa tinha 9,3%. Cristovam Buarque (PDT) cresceu um ponto percentual. O candidato passou de 0,6% para 1,6% agora. Os demais candidatos não somam 1%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 22 e 25 de agosto, com 2.000 pessoas, em 24 Estados. A margem de erro é de até três pontos percentuais.

Datafolha

A última pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada, mostra que Lula segue na liderança absoluta e mantém as chances de vencer o pleito já no 1º turno. Lula também obteve na pesquisa aprovação recorde de seu governo.

Na intenção de voto dos eleitores entrevistados, o petista oscilou positivamente --de 47% para 49% (dentro da margem de erro, que é de dois pontos). O tucano Geraldo Alckmin também oscilou para cima: 24% para 25%. Já a terceira colocada, Heloísa Helena (PSOL), oscilou para baixo: 12% para 11%.

Em votos válidos (excluídos brancos e nulos), o presidente receberia 56%, obtendo a vitória e a reeleição ainda no 1º turno.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página