Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2006 - 13h41

Ao contrário do que prega, Alckmin é conhecido pelo eleitorado, diz CNT/Sensus

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, já é conhecido pelo eleitorado. A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira revelou que apenas 3,9% dos entrevistados disseram desconhecer o candidato tucano. Alckmin é hoje mais conhecido do que os candidatos do PSOL, Heloísa Helena (7,9%), e do PDT, Cristovam Buarque (19,8%).

Os dados vão na contramão do discurso do candidato de que não cresce nas pesquisas porque é desconhecido pela maioria do eleitorado. Segundo o diretor instituto Sensus, Ricardo Guedes, nem sempre conhecimento garante votos. "O efeito pode ser contrário", disse.

O mesmo raciocínio serve, segundo ele, para explicar a queda nas pesquisas de Heloísa Helena. "Ela cresceu nas pesquisas de graça, depois, quando veio o programa eleitoral, ficou demonstrado que ela é de uma esquerda mais arcaica, intransigente e radical", afirmou.

2º turno

Embora as pesquisas indiquem a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno, o eleitorado não está confiante de que a eleição será definida no começo de outubro.

A pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje indica que o eleitor está dividido: 47,3% disseram acreditar que a eleição será definida no primeiro turno e 42,5% consideram que haverá segundo turno. 10,2% não souberam responder.

Apesar disso, o presidente Lula também venceria a eleição no segundo turno. A pesquisa apontou que se a disputa for com Geraldo Alckmin (PSDB), Lula teria 56,7% das intenções de votos, contra 30,8% do tucano. Contra Heloísa Helena (PSOL), o petista teria hoje 61,5%, ante 24,5% da senadora. A maior vantagem do presidente seria na disputa com Cristovam Buarque.Lula teria 67,1% e o pedetista, 14,3%.

Indecisão

A pesquisa CNT/Sensus demonstrou que o cenário favorável ao presidente Lula dificilmente mudará até a eleição. Um dos indicadores é que o número de votos brancos, nulos e indecisos vem diminuindo. Hoje, 17,7% dos eleitores não votariam em nenhum dos oito candidatos à sucessão presidencial. No último levantamento, realizado na primeira semana de agosto, o índice era de 20,9%.

Na pesquisa espontânea, sem listas de candidatos, Lula tem 42,3% das intenções de votos, dez pontos percentuais a mais do que no último levantamento. Alckmin, aparece com 13,7%. O tucano cresceu 3,6 pontos do início do mês para agora. Heloísa Helena passou de 4,6% para 5,4%; os demais não somam 1%.

Programas

Os programas eleitorais, aposta dos candidatos da oposição para quebrar o favoritismo de Lula, não tiveram o efeito esperado. Dos entrevistados pela CNT/Sensus, 53,4% não viram o programa. Dos 44,7% que assistiram, o melhor programa é o do presidente Lula (38,3%), seguido da propaganda de Alckmin (30,8%) e da senadora Heloísa Helena (13,2%).

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 22 e 25 de agosto. Foram entrevistadas 2.000 pessoas. A margem de erro é de até três pontos percentuais.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página