Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2006 - 13h41

Humberto Costa vai ao Ministério Público oferecer seus sigilos

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O ex-ministro da Saúde e candidato do PT ao governo de Pernambuco, Humberto Costa, foi hoje à Procuradoria da República para entregar cópias dos seus sigilos bancário, fiscal e telefônico --e também os sigilos de sua família.

Costa foi indiciado pela Polícia Federal por participação na chamada máfia dos vampiros, esquema que envolveu funcionários e empresários do Ministério da Saúde na compra superfaturada de medicamentos para coagulação do sangue.

O procurador que investiga o caso, Gustavo Pessanha, tem até o dia 15 de setembro para se pronunciar sobre o relatório da Polícia Federal --que além de Costa, indiciou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e outras 40 pessoas.

O ex-ministro fez um apelo ao procurador para que não o denuncie ao Ministério Público. "Eu vim mostrar inocência, olhar nos olhos dele [do procurador] e pedir que haja uma avaliação criteriosa, além de chamar atenção de aspectos que não foram levados em conta pela Polícia Federal", disse.

Costa disse que há motivações políticas para o seu indiciamento. Ele acusou o delegado da Polícia Federal Marcelo Moselli, responsável por investigar o caso, de ter se precipitado nas investigações. "Há uma armação política por trás disso. A Polícia Federal é uma instituição séria, mas isso não implica que um delegado não possa cometer erros", criticou.

O ex-ministro disse que está sendo punido justamente por ter denunciado a máfia dos vampiros enquanto esteve no Ministério da Saúde. "Era preciso que eu fosse uma pessoa muito burra para denunciar a máfia e meus próprios comparsas."

Costa disse que vai estar ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento de campanha do candidato petista, marcado para a semana que vem em Pernambuco. "Ele me ligou, prestou solidariedade, e na época da Operação Vampiro o próprio ministro da Justiça [Márcio Thomaz Bastos] convocou cadeia nacional de rádio e TV para prestar solidariedade a mim", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a máfia dos vampiros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página