Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2006 - 20h45

Após-indiciamento, Humberto Costa cresce nas pesquisas

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

A primeira pesquisa sobre a eleição em Pernambuco produzida após o indiciamento do candidato do PT ao governo, Humberto Costa, na máfia dos vampiros, mostra que houve crescimento nas intenções de voto dos três principais candidatos: Costa, ex-ministro da Saúde; o governador e candidato à reeleição, José Mendonça Filho (PFL); e o também ex-ministro Eduardo Campos (PSB).

Segundo o levantamento, feito pelo Ibope entre os dias 28 e 30 de agosto e divulgado na noite de ontem pela TV Globo, Mendonça Filho mantém a liderança da disputa, com 38% das intenções de voto.

Costa, que anunciou seu próprio indiciamento no dia 25 de agosto para tentar amenizar o impacto eleitoral da notícia, aparece em segundo lugar, com 25%, em empate técnico no limite da margem de erro com Campos, que obteve 21%.

Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, o pefelista tinha 34% das intenções de voto, contra 22% do petista e 19% do socialista. Nos dois levantamentos, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

A simulação feita pelo Ibope de um eventual segundo turno mostra que o governador venceria seus principais adversários. Mendonça Filho bateria Costa por 49% a 40%, e bateria Campos por 51% a 36%. Se os dois ex-ministros se enfrentassem, o petista teria 44% das intenções de voto e o socialista, 39%, sempre de acordo com a pesquisa.

O governador não comentou o resultado. Costa avaliou que o levantamento mostra que seu indiciamento não teve o impacto eleitoral esperado pela aliança governista e que é "forte" a tendência haver segundo turno. Campos acha que a pesquisa revela que sua candidatura "continua em ascensão".

Os candidatos Kátia Telles (PSTU), Clóvis Corrêa (Prona), Luiz Vidal (PSDC) e Rivaldo Soares (PSL) foram citados por 1% dos entrevistados. Votos nulos e brancos somaram 6%. Outros 6% não souberam ou não opinaram. Edílson Silva (PSOL) e Oswaldo Alves (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto. A pesquisa não incluiu o nome de René Patriota (PV), que teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

O levantamento foi registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número 13926/2006. Foram ouvidos 1.806 eleitores em 77 municípios de Pernambuco.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Operação Vampiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página