Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2006 - 12h45

Aldo diz que não disputará reeleição para Presidência da Câmara

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), disse hoje que não vai disputar novamente o comando da Casa se for reeleito deputado federal em outubro. Com as pesquisas indicando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vencer as eleições no primeiro turno, a corrida pela sucessão na Câmara já está em curso.

Aldo tratou hoje de barrar as especulações em torno do seu nome. "Não é minha intenção [concorrer à Presidência da Câmara]. Sou de um partido pequeno, não tenho essa pretensão. Assumi a Presidência numa circunstância especial, não pretendo me candidatar", disse.

O deputado foi alçado ao comando da Câmara com a renúncia de Severino Cavalcanti (PP-PE). Acusado de cobrar propina de um empresário que tinha um restaurante na Casa, Severino abriu mão do mandato para escapar do processo de cassação. A pedido do presidente Lula, Aldo deixou o Ministério das Relações Institucionais para assumir a Câmara.

Num eventual segundo mandato, no entanto, o candidato do presidente Lula seria outro. Nos bastidores, comenta-se que o ex-ministro Ciro Gomes (Integração Nacional), se for eleito deputado federal pelo Ceará, será o nome de Lula. Outro cotado é o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP).

Ciente das movimentações, parlamentares mais independentes já cogitam lançar na disputa o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).

Todo cenário pode ser alterado a depender do resultado das eleições. Por tradição, a maior bancada na Câmara é quem indica o presidente. O nome precisa ser votado, mas é praxe um acordo para que o escolhido pela maior bancada seja eleito. A regra foi quebrada na eleição de Severino Cavalcanti porque o PT indicou o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) que não tinha trânsito entre os partidos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Aldo Rebelo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página