Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2006 - 17h49

Lula diz que governo prevê compra de aviões reivindicados pela Aeronáutica

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje em Anápolis (GO), em discurso durante cerimônia de entrega de aviões Mirage 2000 à FAB (Força Aérea Brasileira), que os novos caças preenchem uma lacuna no dispositivo de defesa do país, mas que o planejamento estratégico prevê também a chegada de modelos FX (programa de substituição dos atuais caças supersônicos da FAB por aviões caças FX, de alta performance). A compra dos FX é uma reivindicação da Aeronáutica e foi suspensa por Lula.

De acordo com Lula, o Mirage 2000 vai permitir uma "incontestável" evolução no treinamento e no apoio logístico, mas os modelos FX são imprescindíveis para o avanço tecnológico da FAB.

A licitação para compra de 12 caças FX foi suspensa por Lula em 2003 sob alegação que o governo usaria o dinheiro no programa Fome Zero. A estimativa é que o gasto com a compra dos caças seja de US$ 760 milhões.

No discurso, o presidente afirmou que a vocação histórica dos brasileiros não é de ameaçar, mas sim de estender a mão. "Foi assim no Timor Leste e no Líbano, assim continua a ser no Haiti. Defendemos a paz como um valor sagrado, mas sempre nos manteremos vigilantes para defender a nossa soberania e o nosso imenso território que guarda tantas riquezas", disse.

Segundo Lula as lições da história e as incertezas da realidade mundial impõem os investimentos em estruturas de defesa. "O reequipamento das Forças Armadas, essencial para a defesa, como suporte da atuação política e diplomática no exterior e estreitamente interligado à dinâmica econômica e social do País tem merecido minha atenção e meu esforço, na qualidade de comandante supremo", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre caças FX

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página