Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2006 - 15h32

Cerca de 30 mil acompanham desfile de Sete de Setembro em SP

Publicidade

FELIPE NEVES
da Folha Online

Cerca de 30 mil pessoas assistiram nesta quinta-feira ao desfile cívico e militar de Sete de Setembro, em homenagem à independência do Brasil, em São Paulo. O evento foi realizado no sambódromo, zona norte da capital.

O público paulistano lotou as arquibancadas do local para ver as diversas homenagens previstas para a data. Os primeiros a desfilar foram estudantes de escolas públicas.

Depois teve início o desfile militar, onde foram homenageados os diversos grupos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica --incluindo vôos rasantes de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).

Também passaram as forças que representam as Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo e a Guarda Civil Metropolitana, que é vinculada à Prefeitura da capital.

Por fim, teve início o desfile civil. Diversas categorias foram representadas. Desde religiosas --Igreja Adventista do Sétimo Dia e Instituição Religiosa Perfect Liberty--, passando por terceiro setor --Legião da Boa Vontade--, até arquitetos --CRECI-SP-- e feministas --Movimento Mulheres de Verdade.

Durante todo o evento, a classe que foi recebida com mais aplausos pelo público foi o pelotão de cães-de-guerra do 2º Batalhão de Polícia do Exército. No entanto, a recepção mais calorosa ficou para os lixeiros que passaram pela pista logo após a cavalaria. Eles foram aplaudidos de pé e responderam com sorrisos e acenos à platéia em seus minutos de fama.

Autoridades

O desfile foi acompanhado pelo governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), e pelo prefeito da capital, Gilberto Kassab (PFL). Os dois elogiaram o evento.

Segundo Lembo, o desfile serve para recuperar a cidadania e o nacionalismo do brasileiro. "Eu tenho convicção de que nós estamos precisando resgatar a auto-estima de ser brasileiro. Ser brasileiro é ser diferenciado. É um país notável e nós temos perdido esse país", disse.

Para Kassab, é sempre importante lembrar datas como a de hoje. "7 de setembro é o dia de todos nós homenagearmos a pátria", afirmou o prefeito.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página