Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2006 - 19h10

Chico Buarque diz ao "La Nación" que apóia Lula por "não ter alternativa"

Publicidade

da Folha Online

Em entrevista ao jornal argentino "La Nación" desta terça-feira, o cantor e compositor Chico Buarque disse manter o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apesar de reconhecer não estar "satisfeito" com o governo e dizer que os escândalos envolvendo o petista destruiu a moral do partido.

"As acusações [contra Lula] são muito graves, tudo o que surgiu foi grave e destruiu o moralismo do Partido dos Trabalhadores, que tinha algo de hipócrita, algo da arrogância dos puros", afirmou.

Alegando apoiar o presidente apenas em um âmbito político e não ter nenhum contato pessoal com ele, Chico afirmou só votar em Lula porque não gostaria de voltar a ver "social-democratas" no poder e por acreditar que a gestão petista "não foi mais corrupta que o governo anterior."

O cantor disse ainda acreditar que Lula "tem mais tendência a atender demandas sociais, combater a desigualdade e os problemas crônicos do Brasil."

Apesar de preferir o governo de Luiz Inácio Lula da Silva ao de FHC, o cantor reconheceu que o mesmo eleitor que elegeu o petista, também votou no tucano e disparou ataques à classe média. "Quem elegeu Fernando Henrique Cardoso e aceitou Lula foi uma classe média conservadora."

Chico voltou a falar de um suposto preconceito racial de uma "elite econômica" contra Lula. "Há um Brasil que se envergonha do Brasil", afirmou. No entanto, segundo o cantor, essa mesma elite "aprova e se beneficia do governo."

Para ele, o preconceito vem de uma "vontade do brasileiro de querer ser branco, de querer ser europeu ou norte-americano e renegar os valores de sua própria formação cultural, que é tão rica."

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Chico Burque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página