Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2006 - 21h35

Coordenador de campanha de Lula sofre acidente no Ceará

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

O coordenador da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Ceará, Ilário Marques, e mais três pessoas ficaram feridas na manhã de hoje após queda do helicóptero em que viajavam.

O acidente foi em Guaiúba (região metropolitana de Fortaleza). O grupo ia para Catarina, a 400 km da capital cearense, para participação em eventos da campanha de Cid Gomes (PSB) ao governo do Ceará.

Além do petista Marques, que é prefeito de Quixadá (a 170 km de Fortaleza), estavam no helicóptero o piloto José Tales Nóbrega, o assessor de Cid Gomes Luiz Viana e o assessor de Marques Fabrício Rodrigues.

O motivo da queda foi falha no motor do helicóptero. Segundo as vítimas, que permaneceram conscientes após o acidente, o piloto notou problemas minutos após decolar e tentou pousar em um campo de futebol, sem sucesso. A aeronave, modelo Squilo, caiu sobre árvores e ficou destruída.

Marques foi quem ficou em estado mais grave. Teve lesão na coluna que pode deixar seqüelas, segundo médicos do IJF (Instituto José Frota). No início da tarde de hoje, ele foi transferido para um hospital particular e foi operado.

Com lesão na coluna --menos grave do que a de Marques--, o piloto também passou por cirurgia. Os outros ocupantes do helicóptero também tiveram lesões e fraturas, e passaram a tarde em observação.

Houve risco de explosão durante o resgate dos feridos porque o helicóptero levava 150 litros de combustível extra. O piloto conseguiu desligar a parte elétrica da aeronave antes da queda.

Por causa do acidente, Cid Gomes cancelou parte dos compromissos de campanha hoje. No mesmo momento da queda, o candidato seguia, em outra aeronave, para a cidade de Tauá (a 344 km de Fortaleza), próxima a Catarina.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página