Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2006 - 00h55

TSE aprova candidatura de Reinaldo Gripp, envolvido com sanguessugas

Publicidade

da Folha Online

O TSE acatou na noite desta quinta-feira o recurso a favor da candidatura à reeleição do deputado federal Reinaldo Gripp (PL-RJ), acusado de envolvimento no escândalo da máfia das sanguessugas, esquema de compra superfaturada de ambulâncias por meio de emendas de parlamentares ao orçamento da União.

A candidatura de Gripp foi indeferida pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob alegação de que o deputado não teria idoneidade moral para exercer o cargo público por conta das denúncias de envolvimento na máfia dos sanguessugas, mas Gripp ao TSE. Gripp é investigados pela CPI dos Sanguessugas e pelo Supremo Tribunal Federal.

Além dele, os deputados federais Paulo Baltazar (PSB-RJ), Elaine Costa (PTB-RJ) e Fernando Gonçalves (PTB-RJ) tiveram as candidaturas indeferidas pelo TRE-RJ sob suspeita de participação na máfia das ambulâncias, mas recorreram ao TSE.

Nesta semana, o TSE acatou recursos dos candidatos Eurico Miranda, que disputa uma vaga na Câmara Federal pelo PP do Rio de Janeiro, e Melkisedek Donadon (PMDB) e Marcos Antônio Donadon (PMDB), que disputam uma vaga no Senado e na Assembléia Legislativa de Rondônia, respectivamente.

Em todos os casos haviam recursos contra as candidaturas sob alegação de que os candidatos não teriam idoneidade moral por conta de processos judiciais ou denúncias de crimes. Eurico Miranda responde a sete processos na Justiça.

Marcos Antônio Donadon responde a processos por improbidade administrativa, formação de quadrilha e peculato e Melkisedek já foi condenado por improbidade administrativa, mas a sentença ainda na foi transitada em julgado.

De acordo com o TSE, nos julgamentos de Eurico Miranda, Melkisedek, Marcos Antônio e Gripp, prevaleceram a Lei das Inelegibilidades, que só prevê que um candidato seja considerado inelegível em casos nos quais hajam sentenças transitadas em julgado e nas quais não caibam mais recursos.

A expectativa é que os recursos encaminhados pelos outros três candidatos cariocas para garantir a participação na disputa por uma vaga na Câmara Federal também sejam acatados.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página