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04/10/2000
-
19h43
KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza
O peemedebista Juraci Magalhães rompeu hoje com a empresa de publicidade que comandou sua campanha durante todo o primeiro turno à reeleição na Prefeitura de Fortaleza, a Link Produções.
Alegando que a campanha terá, no segundo turno, "tinturas locais mais agressivas", ele mandou entregar hoje pela manhã uma carta de demissão ao publicitário Edson Barbosa, até então o responsável pela propaganda do candidato.
"Ele não gostou da campanha que fizemos. Só pode ser isso. A nossa proposta era mostrar a verdade, um novo modelo de gestão", disse Barbosa. "Sabemos que a política é um jogo duro." Ele afirmou que não foram problemas financeiros a causa do rompimento.
O novo responsável pela campanha ainda não foi definido, mas deve dar um tom mais agressivo, atacando o que Juraci considera o "ponto fraco" eleitoral do adversário Inácio Arruda (PC do B) no segundo turno: o fato de ser comunista.
A campanha de Juraci, na TV e no rádio, foi a principal responsável pela ida do candidato ao segundo turno. Nas primeiras pesquisas de intenção de voto, no final de junho, Juraci aparecia bem atrás de Patrícia Gomes (PPS) e com uma rejeição que chegava aos 44%. No último domingo, ele foi o mais votado do município, ficando com 33% dos votos e uma rejeição de cerca de 20%.
O prefeito foi o único a não usar o programa para atacar os adversários. O tempo todo era mostrado apenas o que ele vem fazendo pela cidade. "Tínhamos de mostrar a alma para que ele tivesse condições mínimas de ser ouvido pelas pessoas. Parece que isso só interessava na primeira etapa. Não vale mais para a segunda", afirmou o publicitário.
O discurso anticomunista foi usado intensamente pela equipe de Patrícia Gomes, quando a candidata começou a aparecer atrás de Inácio nas pesquisas _no início de setembro. Em um programa de rádio, Inácio chegou a ser apelidado de "Grevácio", o comunista que só pensa em greve. Patrícia ficou em quarto lugar nas eleições, com 17% dos votos, atrás de Moroni Torgan (PFL), que ficou com 18%.
O candidato do PC do B chega ao segundo turno com uma desvantagem muito pequena para o prefeito _30% dos votos, apenas três pontos percentuais atrás de Juraci.
A campanha de Fortaleza não foi a única feita pela Link este ano. A empresa cuidou também da propaganda do petista Geraldo Simão, vencedor das eleições em Itabuna (BA).
Inácio Arruda, durante todo o primeiro turno, não teve marqueteiro. Sua campanha foi dirigida por ele mesmo, auxiliado pelo candidato a vice Artur Bruno (PT) e por dirigentes partidários, com o equipamento e o estúdio do cineasta Rosemberg Cariri.
Hoje ele passou o dia em Brasília e amanhã deve se reunir com militantes e políticos de outros partidos que aderiram à campanha para definir a estratégia para o segundo turno.
Leia mais no especial Eleições Online.
Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
Juraci rompe com marqueteiro em busca de mais agressividade
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da Agência Folha, em Fortaleza
O peemedebista Juraci Magalhães rompeu hoje com a empresa de publicidade que comandou sua campanha durante todo o primeiro turno à reeleição na Prefeitura de Fortaleza, a Link Produções.
Alegando que a campanha terá, no segundo turno, "tinturas locais mais agressivas", ele mandou entregar hoje pela manhã uma carta de demissão ao publicitário Edson Barbosa, até então o responsável pela propaganda do candidato.
"Ele não gostou da campanha que fizemos. Só pode ser isso. A nossa proposta era mostrar a verdade, um novo modelo de gestão", disse Barbosa. "Sabemos que a política é um jogo duro." Ele afirmou que não foram problemas financeiros a causa do rompimento.
O novo responsável pela campanha ainda não foi definido, mas deve dar um tom mais agressivo, atacando o que Juraci considera o "ponto fraco" eleitoral do adversário Inácio Arruda (PC do B) no segundo turno: o fato de ser comunista.
A campanha de Juraci, na TV e no rádio, foi a principal responsável pela ida do candidato ao segundo turno. Nas primeiras pesquisas de intenção de voto, no final de junho, Juraci aparecia bem atrás de Patrícia Gomes (PPS) e com uma rejeição que chegava aos 44%. No último domingo, ele foi o mais votado do município, ficando com 33% dos votos e uma rejeição de cerca de 20%.
O prefeito foi o único a não usar o programa para atacar os adversários. O tempo todo era mostrado apenas o que ele vem fazendo pela cidade. "Tínhamos de mostrar a alma para que ele tivesse condições mínimas de ser ouvido pelas pessoas. Parece que isso só interessava na primeira etapa. Não vale mais para a segunda", afirmou o publicitário.
O discurso anticomunista foi usado intensamente pela equipe de Patrícia Gomes, quando a candidata começou a aparecer atrás de Inácio nas pesquisas _no início de setembro. Em um programa de rádio, Inácio chegou a ser apelidado de "Grevácio", o comunista que só pensa em greve. Patrícia ficou em quarto lugar nas eleições, com 17% dos votos, atrás de Moroni Torgan (PFL), que ficou com 18%.
O candidato do PC do B chega ao segundo turno com uma desvantagem muito pequena para o prefeito _30% dos votos, apenas três pontos percentuais atrás de Juraci.
A campanha de Fortaleza não foi a única feita pela Link este ano. A empresa cuidou também da propaganda do petista Geraldo Simão, vencedor das eleições em Itabuna (BA).
Inácio Arruda, durante todo o primeiro turno, não teve marqueteiro. Sua campanha foi dirigida por ele mesmo, auxiliado pelo candidato a vice Artur Bruno (PT) e por dirigentes partidários, com o equipamento e o estúdio do cineasta Rosemberg Cariri.
Hoje ele passou o dia em Brasília e amanhã deve se reunir com militantes e políticos de outros partidos que aderiram à campanha para definir a estratégia para o segundo turno.
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