Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2006 - 12h15

Virgílio vai pedir ao PSDB abertura de processo de cassação contra Berzoini

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PSDB estuda apresentar ao Conselho de Ética da Câmara representação contra o presidente do PT, Ricardo Berzoini, por supostamente ter participado da compra de um dossiê contra políticos tucanos. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse nesta quarta-feira que vai pedir à cúpula tucana a abertura de processo de cassação contra Berzoini.

"O deputado, que é presidente nacional do PT, foi qualificado de aloprado pelo presidente da República por haver participado da malograda operação petista da compra de falso dossiê destinado a interferir, criminosamente, no desenrolar da campanha eleitoral", disse Virgílio.

O líder lembrou que Berzoini foi acusado pelo próprio presidente Lula. "E o próprio deputado disse que se o Lula falou, está falado, admitindo ser o Delúbio da vez, o boi de piranha pré-eleitoral."

Divergência

Alguns membros da oposição, no entanto, são mais cautelosos em relação ao envolvimento de Berzoini no dossiê. O PSOL vai discutir a possibilidade de um processo contra o presidente do PT somente depois das eleições.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que, por enquanto, Berzoini só pode ser acusado de ter sido omisso no episódio, uma vez que sua participação na compra do dossiê não está comprovada.

Já o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou que vai decidir sobre o processo contra Berzoini somente depois da conclusão do inquérito da PF sobre o episódio. O próprio presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), admitiu que a representação contra Berzoini --se houver-- será protocolada somente depois das eleições.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre a máfia dos sanguessugas
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página