Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2006 - 21h00

Lula vence debate se comparecer, diz Alencar

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O vice-presidente José Alencar (PRB), outra vez candidato na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, usou nesta quarta-feira uma metáfora para dizer que o presidente deveria ir ao debate da TV Globo, amanhã, entre os presidenciáveis. Pessoalmente, Lula quer ir, mas preocupa-se em preservar o cargo, conforme disse ele anteontem ao prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT).

"Eu sou da roça, não tenho medo de cachorro, sem nenhuma alusão." Foi com essa frase que o vice-presidente mostrou sua posição, inspirada na coluna de hoje, na Folha, do jornalista Elio Gaspari. O jornalista tratou sobre a dúvida presidencial de ir ou não ao debate usando um caso em que Ulysses Guimarães, em 1978, em Salvador (BA), em pleno regime militar, decidiu atravessar uma calçada tendo diante de si uma tropa de soldados e cães da Polícia Militar.

"Se ele [Lula] ler o artigo do Elio Gaspari, talvez participe", disse o vice-presidente, que acrescentou que o caso exige reflexão por se tratar de um presidente da República que vive uma situação de "polarização" na disputa eleitoral. Mas, em seguida, disse a frase. E concluiu afirmando que "se ele for, ele vence o debate".

Coordenador da campanha de Lula em Minas Gerais, Pimentel afirmou que o presidente disse a ele, na noite de anteontem, durante comício que realizou em Belo Horizonte, que "pessoalmente tem vontade de ir", mas fez as mesmas ponderações sobre preservar o cargo.

Nas palavras de Pimentel, é preciso considerar que a "oposição está elevando o tom do discurso e baixando o nível". Lembrou que opositores tratam o presidente como "demônio, chefe de quadrilha, traidor". "Presidente da República em uma situação dessa é delicado", afirmou Pimentel.

Alencar voltou a fazer a defesa de Lula diante do escândalo do dossiê, afirmando ter "certeza de que o presidente é absolutamente inocente nisso".

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página