Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2006 - 23h01

Ausência de Lula marca 1º bloco de debate com presidenciáveis

Publicidade

da Folha Online

A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concorre à reeleição pelo PT, foi o tema principal do primeiro bloco do debate entre os candidatos à Presidência da República realizado nesta quinta-feira, desde às 22h30 na TV Globo.

Cristovam Buarque (PDT) dirigiu a primeira pergunta do debate ao ausente Lula. Pelas regras da Globo, cada candidato pode fazer uma pergunta ao candidato ausente.

O senador lembrou o escândalo do dossiê e perguntou ao presidente se ele renunciaria caso fosse comprovada sua participação no episódio. "Estão votando no senhor ou no candidato a vice, José Alencar?", indagou.

O tucano Geraldo Alckmin também criticou a ausência de Lula, mas, ao contrário do se podia esperar, optou por fazer um breve comentário. Para ele, o debate é um momento importante do processo democrático e não comparecer demonstra "falta de respeito aos eleitores".

A candidata do PSOL, Heloísa Helena, no entanto, atacou o presidente de forma enfática em sua primeira fala. Em sua opinião, Lula foge do debate porque é "covarde" e não consegue explicar os escândalos de corrupção de seu governo.

"Ele tinha a obrigação de descer do seu trono de corrupção, arrogância, covardia política e estar aqui para responder ao povo brasileiro", afirmou a senadora.

Heloísa Helena foi além. Segundo ela, Lula não tem "autoridade moral" para enfrentá-la. "Ao contrário dele, eu não traí a minha classe de origem", disse.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página