Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2006 - 18h44

Berzoini recorre ao TSE para retirar do ar fotos do dinheiro do dossiê

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, ingressou nesta sexta-feira com petição no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a retirada das fotos do dinheiro apreendido com os petistas Valdebran Padilha e Gedimar Passos que seria utilizado para a compra do dossiê contra candidatos tucanos.

Berzoini alega, na petição, que o inquérito sobre a compra do dossiê corre em segredo de justiça. Por esse motivo, segundo ele, as fotos têm que ser retiradas do ar. As imagens foram publicadas por órgãos da imprensa hoje pela internet. O pedido integra o processo de investigação sobre a compra do dossiê aberto no TSE a pedido da coligação PSDB-PFL.

O pedido do presidente do PT será analisado pelo ministro José Delgado. O corregedor do TSE, César Asfor Rocha, responsável pelo inquérito do dossiê no tribunal, está viajando e foi substituído por Delgado para analisar o pedido de Berzoini.

Rocha recebeu o inquérito da Polícia Federal sobre o dossiê na última terça-feira, mas decretou segredo de justiça sobre o documento. O objetivo do corregedor é evitar prejuízos às investigações da PF em Mato Grosso, uma vez que a apuração da denúncia ainda está em curso. O inquérito apura a responsabilidade criminal do episódio atribuída ao sócio da Planam, Luiz Antonio Vedoin, seu primo, Paulo Roberto Trevisan, além dos petistas Valdebran Padilha e Gedimar Passos.

No inquérito, estão as escutas telefônicas da negociação, a degravação das ligações e o conteúdo do dossiê contra candidatos do PSDB. O TSE apura o envolvimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Ricardo Berzoini, do ex-assessor da Presidência da República Freud Godoy, além de Valdebran e Gedimar, na compra do dossiê. O TSE também quer saber do ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) o motivo da decisão de a Polícia Federal de não mostrar o dinheiro.

Leia mais
  • Entenda o caso do dossiê
  • Saiba mais sobre o dossiê
  • PF prende empresário sanguessuga e apreende R$ 1,7 mi com integrante do PT
  • Crise do dossiê derruba Berzoini e assessor de Mercadante em SP

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página